Ministra da Igualdade Racial abre solenidade do Dia Nacional do Cigano

A comemoração lançará o 1º Prêmio Culturas Ciganas e a empresa de Correios e Telégrafos apresentará carimbo e selo para a data comemorativa


O governo brasileiro comemora pela primeira vez nesta quinta-feira, 24, o Dia Nacional do Cigano, instituído por meio de um decreto presidencial, em 2006, para atender a demanda das comunidades ciganas brasileiras. Uma solenidade será realizada em Brasília, no Salão Negro do Palácio da Justiça, com a participação da ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro.

            A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) coordena um grupo de trabalho interministerial encarregado de desenvolver políticas públicas para a inclusão dos ciganos. Desse grupo participam: a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), os ministérios da Saúde (MS), Educação (MEC), Cidades (MCidades), Previdência Social (MPS), Trabalho e Emprego (MTE), Cultura (MinC) e Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Todos estarão representados no evento.

            Durante a cerimônia, o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, lançará o 1º Prêmio Culturas Ciganas, no valor total de R$ 200 mil, cujo edital será publicado pelo ministério ainda neste ano. Outro destaque será o lançamento e a entrega do Relatório do Grupo de Trabalho para as Culturas Ciganas. Serão ainda anunciados projetos especiais de qualificação para essas populações pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A Empresa de Correios e Telégrafos apresentará carimbo e selo alusivos à data comemorativa.

            As comemorações começaram no dia 21 de maio, quando teve início, em Brasília, a Oficina de Capacitação em Projetos Socioculturais para Comunidades Ciganas, promovida pelo Ministério da Cultura.