A aproximação do legislativo ao cidadão foi tema de evento em Chapecó

Na segunda etapa do "Ciclo de Debates sobre Formação Política", uma promoção da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, a dificuldade de aproximar o Legislativo do cidadão foi a tônica dos debates

A dificuldade em aproximar o Legislativo do cidadão foi a tônica dos debates em Chapecó, na última sexta-feira (4), durante a segunda etapa do "Ciclo de Debates sobre Formação Política", uma promoção da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, por intermédio da Escola do Legislativo, com o apoio da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc). O evento aconteceu na Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

A abertura oficial contou com a presença do presidente da Escola do Legislativo, deputado Joares Ponticelli (PP); do vereador Luiz Signori, presidente da (Acamosc); do vereador Rui Mendonça, presidente da União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina (Uvesc); do Vereador Nilso Macieski, presidente da Câmara Municipal de Chapecó; do professor Gilberto Luiz Agnolin, reitor da UNOCHAPECÓ; da prefeita da cidade de Bom Jesus, Clarice Rodigheri Schneider; vice-presidente da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI); do vereador Alsari Balbinot, vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB)  e do vereador Idir Canci, presidente da Associação das Câmaras do Noroeste (Acanor). Na platéia, presidentes de Câmaras, vereadores, assessores parlamentares e agentes políticos. 

Dentre as autoridades que fizeram parte da Mesa, o presidente da Câmara de Chapecó destacou o momento único e oportuno de qualificação, tendo em vista o trabalho dos vereadores que depende direto da população. "A dificuldade em aproximar o legislativo do cidadão diminui nesta ocasião quando é possível qualificá-lo para exercer melhorar suas atividades", afirmou. O vereador Signori destacou que o vereador não tem a caneta na mão, mas tem a importante missão de fiscalizar e legislar, por isso precisa estar bem preparado.

A prefeita de Bom Jesus, disse que o evento mostra que é possível fazer o diferencial. "A sociedade cobra a posição do político, por isso é preciso estar bem informado e bem qualificado".

Para o deputado Ponticelli, a Escola do Legislativo tem que ser um instrumento de parceria com os vereadores. "A Escola precisa ser um órgão do Poder Legislativo de recuperação da imagem do parlamentar, que tem sido afetado com alguns deslizes de uma minoria da categoria", declarou.

O primeiro palestrante foi o chefe da Seção de Ensino a Distância da Escola do Legislativo, mestre em Sociologia Política, Clovis Nelson Pires da Silva, que abordou o tema "Política, o que é?", fazendo um histórico desde a Grécia antiga até os dias atuais.

Em seguida falou o consultor do Senado Federal, Alexandre Damasceno, que também é vereador pela cidade cearense de Trairí e diretor de Assuntos Federais da União dos Vereadores daquele estado. Responsável pelo programa de pós-graduação da Universidade do Legislativo (Unilegis), Damasceno elaborou sua palestra focando o tema "Repensando o Poder Legislativo, sua estrutura, funções e os processos". O palestrante buscou alertar sobre a forma de como o vereador exerce o seu papel, as dificuldades encontradas no processo e os cuidados que deve ter. "Como vereador, posso criticar mais à vontade", disparou, alertando que percebe que mais de 90 por cento daquilo que ocorre nas Câmaras está de certa forma errado. "Falta de clareza da interdependência dos Poderes é a principal falha nossa", criticou.

No período da tarde a servidora da Assembléia e coordenadora do Banco de Leis, Vera Lúcia Farias, falou sobre o "Processo Legislativo". A última atividade do dia foi reservada ao painel "Experiências e dificuldades da atuação parlamentar municipal", com Rui Mendonça (Uvesc), Idir Canci (Acanor), Edson Fronza, vice-presidente da Uvesc, Marcia Hirsch, vereadora em Chapecó, Alexandre Damasceno e Vera Lúcia Farias. Ao final o público presente teve a oportunidade de participar dos debates.