Assembléia gaúcha entrega placa alusiva aos cem por cento de adesão ao Interlegis

O diretor técnico do Programa Interlegis, José Dantas, recebeu em nome da diretoria, a placa, entregue pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, alusiva aos cem por cento de adesão das câmaras municipais gaúchas ao Interlegis

O Rio Grande do Sul é um dos três estados do Brasil em que todas as câmaras municipais estão conectadas ao Sistema Interlegis. Para marcar as últimas 42 adesões, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Fernando Záchia (PMDB) entregou na manhã desta quinta-feira (7) , durante abertura do seminário Os Desafios do Vereador, uma placa diretor técnico do Interlegis , José Dantas.

Depois de Rondônia e Espírito Santo, os vereadores gaúchos conseguiram atingir a meta de integrar todas as suas 496 casas legislativas ao programa. "É uma satisfação integrar 100% das câmaras municipais gaúchas. Isso fortalece a cidadania. É no Poder Legislativo que a democracia se expressa de forma mais sólida", discursou Dantas. Já o presidente Záchia elogiou o tema do seminário. "É fascinante discutir desafios", comentou.

Para Záchia, os agentes políticos devem estar estruturados para exercer seu papel, pois a sociedade cobra. Mecanismos como o Interlegis e o Espaço do Vereador na Assembléia Legislativa representam um avanço para auxiliar os legisladores na tarefa de atender as demandas. "No vereador recai toda a ansiedade das pessoas", observou.

O Interlegis é um programa financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), que permite às casas legislativas, em todos os níveis, adotar sistema de informatização para controlar o fluxo de comunicação, auxiliar na preservação de documentos e leis e na gestão fiscal e contábil. Faz parte do Interlegis o projeto AL.Com, em que câmaras municipais, com orientação, treinamento e apoio do Parlamento gaúcho, disponibilizam computadores com acesso gratuito à Internet para a população, em salas públicas. Em nível nacional, o Interlegis é coordenado pelo Senado Federal.

O seminário segue à tarde, se encerrando nesta sexta-feira. Na mesa de abertura, além de Záchia e Dantas, também estiveram o vice-presidente da União de Vereadores gaúchos, Antônio Bacarin; o secretário estadual de Agricultura e representante do governador Germano Rigotto, Quintiliano Vieira; o diretor-geral da Câmara Federal, Luiz Cláudio Nobre; a deputada Jussara Cony (PCdoB); o vereador de Porto Alegre, José Ismael Heinen (PFL); o coordenador do Interlegis no Estado, Alessandro Minuscoli; o representante do Tribunal de Justiça, juíz de Direito Rinez Trindade; a assessora técnica do Espaço do Vereador, Kátia Heemann, e o representante da Associação Brasileira dos Servidores de Câmaras Municipais, Relindo Schlegel.