Núcleo de Estratégias da Presidência faz consulta para Projeto Brasil 3 Tempos

O Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República -NAE faz uma nova consulta pública do Projeto Brasil 3 Tempos, disponível na página eletrônica do NAE na Internet www.nae.gov.br/futurodobrasil para ser respondida até o dia 19 de novembro

O Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República -NAE faz uma nova consulta pública do Projeto Brasil 3 Tempos, disponível na página eletrônica do NAE na Internet www.nae.gov.br/futurodobrasil  para  ser respondida até o dia 19 de novembro.

            De acordo com o secretário-geral do órgão, Oswaldo Oliva, a finalidade é de identificar, segundo a percepção de nossa sociedade, o melhor modelo de cenário futuro para o Brasil. "Esse cenário", explica Oliva, "irá contribuir para a clara definição das prioridades a serem dadas a cada tema estratégico que compõe o Brasil 3 Tempos, e também para a seleção das melhores estratégias a serem implementadas".

            Aberta à participação da sociedade, a consulta irá apontar as características principais de um planejamento estratégico de longo prazo para o Brasil e a percepção dos brasileiros sobre cenários futuros. "Tudo isso com o objetivo de permitir que nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, em 2022, possamos ter alçado o seleto grupo de nações desenvolvidas", conclui o secretário- geral.

O NAE é um órgão de Estado e tem a missão de elaborar uma proposta de planejamento de longo prazo para o Brasil, em parceria com a sociedade civil e dentro de um foco suprapartidário.

O Projeto Brasil 3 Tempos é baseado em atualizada metodologia e tem a proposta de construir um planejamento estratégico nacional de longo prazo. O desenvolvimento do projeto conta com o conhecimento de especialistas e é lastreado em amplas pesquisas junto à sociedade. Tem como foco antecipar conquistas e avanços sociais que garantam padrões de bem-estar e melhores condições de vida para os brasileiros.

Lançado em julho de 2004, tem como marco temporal para alcance das metas, as comemorações do bicentenário da independência. O objetivo central é apontar soluções estratégicas para que em 2022 o Brasil seja uma Nação desenvolvida, plenamente democrática, mais igualitária, portadora de valores de cidadania, inserida de maneira competitiva na economia mundial e participante dos processos decisórios internacionais.

No âmbito do NAE já foram desenvolvidos estudos sobre temas estratégicos nacionais relacionados a Biocombustíveis, Mudanças Climáticas/Protocolo de Quioto, Reforma Política e Nanotecnologia, alguns deles, como no caso de energia e meio ambiente, foram úteis para subsidiar a definição de políticas públicas setoriais.

Em fase avançada de elaboração estão outros temas relevantes como Melhoria da Qualidade da Educação Básica, Nova Matriz de Combustível, Biodiversidade Amazônica, Tecnologias para o apoio à Segurança Pública

Uma atenção especial foi dada ao tema Melhoria da qualidade da educação básica, selecionado pelos especialistas e pela sociedade - mais de 37 mil respostas - como a maior prioridade estratégica para o Brasil. A conclusão deste trabalho, prevista para dezembro próximo, irá gerar insumos para o passo inicial da revolução educacional pretendida para o próximo mandato.