Escolas do Legislativo elaboram guia para deputados estaduais eleitos.

Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, ABEL, pretende distribuir guia para os deputados estaduais que tomarão posse em fevereiro, com objetivo de orientá-los com relação à cerimonial, processo legislativo e o regimento interno de cada assembléia

A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, Abel,  reuniu-se nesta quinta-feira, (23)  na sede do Programa Interlegis  para discutir e trocar experiências sobre o que está sendo preparado para receber os deputados estaduais que tomarão posse no ano que vem.

 

O representante do Rio Grande do Sul,  Luiz Antonio Costa Silva falou sobre tudo que está sendo preparado pela Assembléia que vai desde o material a ser entregue ao parlamentar, passando por palestras e também a solenidade de diplomação.

 

Segundo o diretor do Serviço de Capacitação Legislativa da Secretaria Especial do Interlegis, Maurício Silva, informou que esta estrutura que está sendo montada nas assembléias tem a participação do Interlegis no sentido de auxiliar na elaboração  programação.

 

O diretor da Abel, Florian Madruga salientou que é a primeira vez que se elabora um guia direcionado aos deputados estaduais que tomarão posse, sendo que neste guia eles poderão encontrar regimento interno de cada casa, noções de processo civil, cerimonial e as competências do parlamentar.

 

Lembrou Florian que o guia tem a apresentação do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros e do primeiro-secretario, Efraim Morais e, também do diretor da Casa , Agaciel da Silva Maia.

Estiveram presentes à reunião os diretores da Abel e representantes das escolas do legislativos de todas as regiões do país.