Agência Senado e estatal de notícias chinesa firmam convênio de cooperação

A Agência Senado e a agência estatal de notícias chinesa Xinhua firmaram nesta segunda-feira (6) um convênio de cooperação para o intercâmbio de material jornalístico

A Agência Senado e a agência estatal de notícias chinesa Xinhua firmaram nesta segunda-feira (6) um convênio de cooperação para o intercâmbio de material jornalístico. Por meio do convênio, que não envolve custos financeiros, cada uma das agências poderá usar matérias produzidas pela outra, desde que citada a fonte. Serão ainda criados links, nas páginas na Internet de cada uma das duas agências, direcionando os leitores interessados para os serviços de notícias da outra agência.

Este foi o primeiro convênio internacional firmado pela Agência Senado, como lembrou a diretora do órgão, Valéria Ribeiro. A assinatura do documento, disse ela, abre um novo movimento de expansão da agência, que deu início, em maio, ao seu serviço internacional, com a divulgação de notícias do Senado em inglês e espanhol. Outros convênios, adiantou a diretora, deverão ser firmados em breve pela agência.

O convênio foi firmado na sala do diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, que lembrou o caráter inovador do sistema de comunicação da Casa. Ele observou que os Legislativos de diversos países da América do Sul estão tomando o sistema de comunicação do Senado como um modelo para o estabelecimento de seus próprios sistemas. Por sua vez, o diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social, Armando Rollemberg, ressaltou o caráter "estratégico" da relação com a China e classificou o sistema de comunicação do Senado como "instrumento de transparência e cidadania".

O vice-presidente da Xinhua, Ping He, lembrou a recente visita ao Brasil do presidente da Assembléia Popular da República Popular da China, Wu Bangguo, e observou que a assinatura do convênio representa a nova fase do relacionamento entre os dois países.

- Essa cooperação vai permitir o aumento do conhecimento e da amizade entre os dois povos - previu Ping He.