Tecnologia para o Legislativo é tema de palestra do V Seminário Interlegis

Assuntos como dados do I Censo do Legislativo Brasileiro, tecnologia para o legislativo, Marketing político foram alguns dos temas que dominaram as palestras do V Seminário Nacional do Interlegis.

O V Seminário Nacional do Interlegis teve prosseguimento nesta sexta-feira (02), no plenário da Assembléia Legislativa do Espírito Santo com palestras que abordaram temas como marketing político, tecnologia da comunicação e a divulgação de dados referentes ao Espírito Santo colhidas pelos recenseadores do I Censo do Legislativo Brasileiro.

A coordenadora do censo, Telma Ventureli e o vice-reitor do Unieuro, Alexandre Barros falaram sobre os dados colhidos no I Censo, principalmente sobre o Espírito Santo. Dentre as conclusões apresentadas está a questão da sede dos legislativos municipais do país, que como afirma a coordenadora, a grande maioria não tem sede própria, muitas vezes divide um imóvel com a prefeitura, mas para Telma Venturelli não é por problemas financeiros e "sim por gestão financeira".

Em seguida foi a vez do assessor da Presidência no Senado Federal, Maurício de Albuquerque Melo Júnior, que falou sobre "Marketing Político, Parlamento e Partidos Políticos".

Na parte da tarde foram as palestras sobre Tecnologia da Comunicação apresentadas pelo diretor do Jornal do Senado, José Eduardo Cruz Leão e um dos diretores da Secretaria Especial de Informática, Prodasen, Carlos Magno Cataldi.

José Eduardo apresentou os veículos de comunicação do Senado Federal, Agência Senado, Jornal do Senado, Rádio Senado e TV Senado.

O diretor do Prodasen, Carlos Magno Cataldi Santoro, em sua palestra sobre Tecnologias para o Legislativo comenta a dificuldade de implantar sistemas tecnológicos para a política, principalmente nesta esfera do poder. Pelo fato da atividade política ser tão complexa, a tecnologia deve ser muito pensada para corresponder à complexidade exigida"

"O Legislativo Brasileiro" foi o tema final do evento. A palestra foi dividida em três subtemas: "O que é o Legislativo", "A Ética no Legislativo" e "As mudanças no Legislativo através da Educação". Os palestrantes foram o deputado Celestino Roque Secco, presidente da Escola do Legislativo de Santa Catarina, e Ricardo Martins, consultor legislativo da Câmara dos Deputados.

O seminário foi encerrado pelo diretor da Assessoria Técnica do Interlegis, José Dantas Filho que agradeceu a acolhida de todos da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, na pessoa de seu presidente, Cesar Colnago."Este foi um dos melhores seminários que promovemos desde a criação do Interlegis. Foi a primeira vez que os temas a serem abordados foram escolhidos pela própria Casa que sedia o evento". concluiu José Dantas