Interlegis aplica tecnologia ao legislativo

Interação garante o bom funcionamento dos portais modelos que o Interlegis ajuda a implantar nas casas legislativas

O suporte aos portais modelo implantados nas câmaras municipais de todo o Brasil é feito pelo grupo de tecnologia do Interlegis, que trabalha com o GITEC (Grupo de Trabalho Interlegis de Desenvolvimento de Tecnologia e Produtos), uma comunidade de práticas sobre a tecnologia aplicada ao Legislativo.

Tecnologia usada em todo o mundo, O GITEC consiste em uma organização de pessoas com interesses comuns, voltada ao uso de Tecnologia no Legislativo. Por meio de uma lista de discussões, membros das câmaras tiram dúvidas e conversam com os técnicos e outros componentes do grupo. Além do portal modelo, uma série de assuntos são temas das discussões, como lei orgânica e plano de carreira.

O aprendizado se dá de forma interativa. Quando um membro do grupo de iscussões apresenta dúvidas, das respostas do grupo de tecnologia podem surgir comentários, troca de experiências e até outras formas de resolução para o problema. Entre os princípios que regem estas comunidades de prática estão a auto-gestão, comunhão de interesses e objetivos, o voluntariado e a autonomia de seus integrantes.

Paulo Fernandes afirma que a troca de experiências entre membros de todo o Brasil é muito importante para a consolidação do objetivo do Interlegis, que é modernizar e intergrar o Legislativo.  “O GITEC é fundamental para alcançar os objetivos do Programa, pois proporciona uma real integração entre os órgãos do Poder Legislativo”, completa.

Cerca de duzentas pessoas de diversas casas legislativas em todo o país estão interligadas pelo GITEC. O interesse de todos eles é conhecer melhores práticas de gestão de uma casa legislativa, envolvendo principalmente o emprego tecnologia de informação e comunicação.

registrado em: