Biblioteca da Câmara preserva história da política brasileira

Documentos, periódicos e obras originais são algumas das relíquias guardadas pela biblioteca da Câmara dos Deputados, que atualmente tem seu prédio reformado

Na Câmara dos Deputados, política e cultura brasileira são patrimônio do cidadão e, para preservá-lo, o Centro de documentação e Informação (CEDI) realiza um trabalho importante para a estrutura e manutenção de nossa história.

 

Na biblioteca, no arquivo histórico e no departamento de restauração, a memória de boa parte da política e cultura do país é mantida por meio de obras audiovisuais, impressas e manuscritas – tudo documentado e devidamente conservado.

 

Com 350 mil livros, a biblioteca Pedro Aleixo tem um acervo de 3 mil periódicos e 5 mil volumes de coleções de organismos internacionais. A biblioteca recebe em média 6,5 mil documentos da Organização das Nações Unidas (ONU) por ano. O forte são obras voltadas à políticas públicas, que são muito procuradas tanto pelo funcionários quanto pela comunidade.

 

Na biblioteca digital de periódicos eletrônicos, o catálogo de obras raras pode ser consultado pela base aberta ao público. O usuário encontra ainda artigos e periódicos nas áreas de direito, administração e economia, também em inglês. Temas legislativos, como normas jurídicas relativas a servidores públicos federais, portadores de deficiência, licitações e legislação penal estão entre os temas mais consultados.    

 

Devido à reforma do prédio em que está localizada a biblioteca, a diretora Sueli Caldeira Melo explica que atualmente esse material só pode ser consultado pela internet. “Ainda não temos perspectivas de quando voltaremos a atender o público, mas funcionários da câmara e estagiários podem fazer empréstimos normalmente e fazer pesquisa no local”, afirma.

 

Em arquivo

 

Obras audiovisuais antigas como LPs, VHS e periódicos também podem ser encontradas no arquivo. A Seção de Documentos Históricos trata a documentação acumulada pela Câmara. Podem ser encontradas obras de 1823 até 1945 com inestimável valor histórico e cultural, como os originais das Constituições Brasileiras.

 

As obras que necessitam de restauração são tratadas na Seção de Restauração, por uma equipe que exercita um trabalho minucioso e demorado. Na encadernação, um trabalho artesanal de costurar e encapar periódicos é feito tanto para prevenir quanto recuperar obras da biblioteca.