Câmara de Divinópolis assina convênio de adesão com o Interlegis

Aproveitando o gancho do evento do Projeto Piloto de Modernização do Interlegis, a Câmara Municipal de Divinópolis adere ao Programa.


Programa Interlegis assina mais um convênio de adesão ao Projeto das 100 Casas. A Câmara da vez é Divinópolis, em Minas Gerais. Em ocasião do evento do Projeto Piloto de Modernização – 100 casas Legislativas, o presidente da Câmara, Edson Sousa, aproveitou para assinar o convênio com o programa.  “Buscamos principalmente ser orientados pelo Interlegis, que tem como meta a interação entre o poder legislativo. Isso faz parte do processo de cidadania”, afirma.


A Câmara Municipal de Divinópolis foge à regra da maioria das câmaras do Brasil.  Possui 44% de seus vereadores com nível superior, o que significa mais capacitação dentro do Município. Além disso, tem sede própria, estrutura de comunicação social, com programa radiofônico duas vezes por semana, visitas monitoradas e 55 estações de computadores ligadas em rede e com acesso à internet, biblioteca jurídica e arquivo. Cada vereador tem gabinete e carro próprio, além de um a quatro assessores.


Entre uma das grandes ações da Câmara, está a valorização dos portadores de necessidades especiais. O exemplar do Regimento Interno da Câmara, em braile, exemplifica estas ações. Além disso, também teve a contratação de três estagiários com necessidades especiais. “Vamos trazer a inclusão social para a Câmara”, afirmou Edson Sousa.


Município


Divinópolis é a quinta melhor cidade de Minas Gerais em termo de qualidade de vida. A 100 Km de Belo Horizonte, o município possui 204 mil habitantes, sendo estes, 145 mil eleitores. Com orçamento de R$180 milhões, os ramos mais rentáveis para a cidade são siderúrgica, confecção e serviços. Além disso, o município é considerado o maior complexo rodoviário da América do Sul.