VII Fórum Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde

Quando
12/11/2015
de 09h00 até 14h00
(Brazil/East / UTC-200)
Onde
Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães.
Adicionar evento ao calendário
iCal

ASSISTA AO VIVO


Brasília sedia VII Fórum Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde

O evento reúne, no próximo dia 12, no Senado Federal, parlamentares, representantes do poder público, da Academia, do setor produtivo e sociedade civil. As inscrições são GRATUITAS

 

Segundo dados do IBGE, a Saúde corresponde hoje a 8% do PIB brasileiro, de modo que o desenvolvimento do setor implica diretamente no desenvolvimento sócio-econômico nacional. A Saúde desempenha, ainda, papel crucial na ciência, na inovação e na tecnologia, uma vez que depende de novas soluções, constantemente, para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, entre outros desafios. O tema Inovação Tecnológica em Saúde demanda um debate aprofundado, a fim de ultrapassar barreiras e difundir ideias que possibilitem o seu desenvolvimento, garantindo não só o acesso, mas a qualidade dos serviços à população. Neste contexto, o Programa Ação Responsável realiza, no dia 12 de novembro, o VII Fórum Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde.

 

Na plataforma das tecnologias inovadoras em saúde, destacam-se a bio e a nanotecnologia, os novos materiais médicos, a química fina, as células tronco, a nanomedicina, a telemedicina e os medicamentos fitoterápicos, dentre outras inovações que permitem redução de custos e ampliação do acesso à saúde. No cenário regulatório, a política da inovação também vem ganhando espaço, como a própria Lei de Inovação e a Lei do Bem - que estimulam a parceria público-privada e investimentos empresariais na área.

 

Contudo, é sabido que para ampliar a inovação tecnológica em saúde, apesar das iniciativas já existentes, é necessário transformar a pesquisa científica em práticas inovadoras - envolvendo esforços de pesquisadores, academia, governo e empresariado. Nesse sentido, o VII Fórum Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde propõe um debate democrático acerca dos obstáculos que dificultam a inovação, bem como das possíveis soluções por meio de políticas existentes - nos campos econômico, regulatório e técnico. Políticas de Financiamento a Pesquisa e Inovação; Ambiente Regulatório Favorável à Inovação; Pesquisas Clínicas e Inovação no Brasil; Incorporação de Novas Tecnologias; Garantia da Qualidade dos Produtos; e Perspectivas e Desafios da Inovação em saúde, são alguns dos temas a serem abordados na ocasião.

 

O Fórum acontece das 9 às 14h. As vagas são limitadas e a desão é gratuira. Interessados devem se inscrever pelo site www.acaoresponsavel.org.br.

 

Serviço: VII Fórum Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde

Data: 12 de novembro, das 9 às 14h

Local: Auditório Antônio Carlos Magalhães no Interlegis (Senado Federal – Via N2)

Inscrições gratuitas: www.acaoresponsavel.org.br ou seminários@acaoresponsavel.org.br

Mais informações: (61): 3368-6044 e 3468-5696

Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável

Patrocínio: MSD, AstraZeneca, Sanofi Medley e Novartis

 

Atendimento à imprensa:

Etcetera Comunicação

(61) 3573-4992 | 9114-4584