Seminário: Mulheres Violência e Mídias Sociais.

Quando
02/12/2015
de 09h00 até 18h00
(Brazil/East / UTC-200)
Onde
Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães.
Pessoa de contato
Participantes
Movimentos sociais, Polícias e sociedade civil.
Adicionar evento ao calendário
iCal

ASSISTA AO VIVO


INSCRIÇÕES

CLIQUE AQUI

 

O Congresso Nacional, por meio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, realizará no dia 02 de dezembro o Seminário “Mulheres, violência e mídias sociais”, entre 8h30 e 18h, no auditório do Interlegis.

O objetivo do evento, que integra as ações da campanha 16 Dias de Ativismo, é debater a violência contra as mulheres no ambiente virtual.

Entre os temas a serem discutidos, abordaremos situações ocorridas recentemente, como por exemplo, os casos da menina de 12 anos do programa televisivo Master Chef Junior, das manifestações racistas contra a atriz Taís Araújo e o da campanha promovida pela jornalista Nana Queiros #naomereçoserestuprada.

 

Programação prévia:

8h30 – credenciamento

9h – abertura

Painéis:

9h30 - Liberdade de expressão x Direito à intimidade.

11h30 – Prevenção e combate a assédios e violência no meio digital

13h30 – intervalo para almoço

15h - Velhas violências, novas mídias – visibilidade e engajamento espontâneo no combate ao preconceito.

17h30 - encerramento

 

No primeiro painel serão discutidas as oposições e convergências entre novas tecnologias, a liberdade de expressão e o direito à intimidade, com os seguintes subtemas: a) discussão sobre divulgação de vídeos íntimos, tendo as mulheres como principais vítimas; b) formas de coibir a prática, com a finalidade de proteger a intimidade, em confronto com a liberdade de divulgação e as dificuldades enfrentadas; c) as repercussões da veiculação de imagens e informações que atentam contra a intimidade da pessoa; danos infligidos que já levaram vítimas até a cometerem suicídios; maneiras de reparação; e d) discussão da legislação e das propostas legislativas em tramitação no Senado e na Câmara dos Deputados que buscam disciplinar o tema.

 

No segundo painel, serão discutidas formas de prevenção da ocorrência de assédios e violências no meio digital. Aparecem como subtemas: a) relacionamentos on line: novas tecnologias, novas possibilidades de interação, e novos perigos; b) casos de violência ocorridos na Internet, inclusive de ordem financeiro e psicológica; c) meios de prevenção: como ficar atento?

No terceiro painel, a discussão será a respeito da engajamento nas redes para combater a violência e o preconceito. Como subtemas, seriam abordados: a) A repercussão contrária ao tema do Enem deste ano, dedicado à reflexão sobre a persistência da violência contra a mulher; ou até mesmo à citação de Simone Beauvoir no conteúdo das provas; b) A violência manifesta contra as mulheres em comentários divulgados nas redes sociais, incluindo óbvias intenções pedófilas, como os dirigidos a menina que participa de programa culinário; e c). As mulheres se defendem: criação de hastags, blogs, páginas e sites dedicados a enfrentar as violências de todos os tipos, incluindo as virtuais que, por serem assim, não deixam de ser menos reais.