Interlegis sedia ato público pela liberdade de expressão e combate ao terrorismo e a "islamofobia"

Interlegis sedia ato público pela liberdade de expressão e combate ao terrorismo e a "islamofobia"

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Autoridades francesas e árabes participaram do evento

 

O Interlegis sediou evento organizado pelo Senador Cristovam Buarque em homenagem ao Jornal francês Charlie Hebdo, palco do atentado terrorista que assassinou 12 pessoas no último dia 7, em Paris e alarmou o mundo todo pela violência do ataque.

Intitulado “Somos Charlie”, o evento contou com a participação de políticos, jornalistas, diplomatas e representantes da sociedade civil brasileira.

Em seu pronunciamento, Cristovam Buarque explicou que a iniciativa foi motivada pela indignação contra "o ato bárbaro de dois homens, enlouquecidos pelo fanatismo, que assassinaram profissionais indefesos no próprio local de trabalho”. Relembrou também outras tragédias ocorridas na semana do ataque como na Nigéria, Síria e no Iraque.

Cristovam Buarque terminou sua fala destacando que a vitória contra o terrorismo é a tolerância à  diversidade religiosa. “Estamos aqui por causa da esperança de que a humanidade não esteja condenada a seguir o rumo da intolerância, da desigualdade” completou o senador.

Entre os presentes estavam o ministro conselheiro da Embaixada da França no Brasil, Gael de Maisonneuve; os presidentes da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira; da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slavieiro; e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Augusto Schroder; mais o representante do Centro Islâmico de Brasília, xeque Muhammad Zidan.