Treinamento de Redação em Web jornalismo em Chapecó (SC) recebe 10 câmaras da região

Entre os dias 23 e 24 de outubro passados, servidores de casas legislativas do Oeste de Santa Catarina receberam treinamento prático e teórico para a produção e publicação de material jornalístico via internet. Com 14 horas de duração, a capacitação treinou servidores dez câmaras municipais da região em  conhecimentos e técnicas de alimentação de conteúdo dos portais na internet. Além de Chapecó, Pinhalzinho, Caibi, Águas Frias, Sul Brasil, Caxambu do Sul, Quilombo, Jardinópolis, Seara e Belmonte enviaram representantes para fazer parte do treinamento.

A ação foi possível devido à parceria do Senado, por meio do ILB, com a Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina e a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O professor Luiz Carlos Santana de Freitas, servidor do Senado Federal e mestre em Comunicação Social, desenvolveu o curso, foi o responsável pela sua aplicação. Para ele, é essencial que se aprimore constantemente a qualidade dos textos que buscam facilitar o entendimento pelo cidadão comum dos atos e fatos que ocorrem no ambiente político-parlamentar: "Além de ajudar a cumprir o princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, uma comunicação eficaz do Poder Legislativo com seus  públicos estimula o exercício da cidadania, amplia a transparência da atividade parlamentar e faz muito bem para a democracia", observou.

Este mesmo treinamento será oferecido no decorrer de novembro em mais três cidades catarinenses: São Ludgero (6 e 7/11), Florianópolis (11 e 12/11) e Joinville (13 e 14/11).

Veja o conteúdo programático do treinamento de Redação em Webjornalismo Legislativo:

Unidade II –WEBJORNALISMO

LIÇÃO 1 – Revisão teórica: Comunicação Social, Jornalismo e Webjornalismo Jornalismo Legislativo no campo da Comunicação Pública

LIÇÃO 2 – Comportamento do usuário da web

LIÇÃO 3 – Internet: agregadora de mídias

Unidade II – REDAÇÃO EM WEBJORNALISMO

LIÇÃO 4 – Especificidades da redação online

LIÇÃO 5 – Usabilidade, pirâmide invertida (uso do lead) e quebra da uniformidade

LIÇÃO 6 – Dicas gerais de redação para web

Unidade III – PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE NOTÍCIAS EM WEBJORNALISMO

LIÇÃO 7 – Pauta – o que é notícia no ambiente político-parlamentar

LIÇÃO 8 – Ferramentas complementares e plataformas “parajornalísticas” (blogs, redes sociais, microblogs)

LIÇÃO 9 – Manipulação das informações e construção básica do texto