Constantina, no Rio Grande do Sul, vai receber duas oficinas Interlegis

Mais de vinte Câmaras da região noroeste do Estado devem participar

A Câmara Municipal de Constantina – cidade no noroeste do Rio Grande do Sul, a 378 km da capital - vai sediar, de 2 a 5 de dezembro, duas oficinas promovidas pelo Programa Interlegis, do Senado Federal, para a integração e modernização legislativa.

O evento conta com o apoio da própria Câmara e da Associação das Câmaras de Vereadores da Zona da Produção (Ascapro).

Representantes de mais de 20 câmaras da região também devem participar. Os senadores Ana Amélia Lemos e Paulo Paim, ambos do Rio Grande do Sul, também apoiaram a realização do evento, por meio de ofícios enviados ao Interlegis/ILB.

De 2 a 4, os parlamentares e servidores interessados vão receber informações sobre revisão do Regimento Interno e da Lei Orgânica Municipal, dadas pelos especialistas do Senado, Paulo Henrique Soares, e do Interlegis, Telma Venturelli.

Além de ressaltar a importância da revisão destes marcos legais - que muitas vezes contém dispositivos inconstitucionais e dissociados da realidade local - os consultores vão mostrar passos básicos para este trabalho de atualização.

No dia 5, o analista Luiz Carlos Santana de Freitas, também do Interlegis/ILB, é o palestrante da oficina de webjornalismo, na qual, entre outros temas, serão discutidos trabalhos recentes sobre divulgação jornalística via web.

Um dos objetivos do Interlegis/ILB, na realização de oficinas que reúnam um bom número de casas legislativas é garantir o acesso a informações e orientações que vão auxiliar servidores e vereadores no desempenho das funções legislativas, trazendo mais eficiência e transparência aos trabalhos das Câmaras.

Interessados em participar podem fazer suas inscrições e obter outras informações pelos telefones (54) 3363-1418 e (61) 3303-3221 ou, ainda, por meio do link:

 

http://portalh.interlegis.leg.br/inscreve_candidato_form?cod_evento=124