O que fazemos

O Interlegis é um Programa do Senado Federal criado em 1997 e executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, o órgão de capacitação do Senado destinado a difundir o conhecimento produzido no Legislativo. 

Tem por objetivo fortalecer o Poder Legislativo brasileiro por meio do estímulo à modernização e a integração das casas legislativas. Realiza sua missão em grande parte com a transferência de tecnologia e com ações de capacitação.

As ferramentas tecnológicas desenvolvidas e disponibilizadas gratuitamente para as câmaras municipais possibilitam a criação de portais na internet para as casas; o armazenamento de sistemas; a identificação .Leg nos endereços eletrônicos e a automatização de todo o processo legislativo. O Interlegis realiza treinamentos presenciais conhecidos como oficinas para auxiliar as casas a utilizarem esses produtos.

Cursos à distância gratuitos - educação cidadã

Uma vasta opção de cursos a distância do ILB estão disponíveis para a sociedade. Esses cursos, desenvolvidos sob a coordenação da área de treinamento do Instituto, ficam armazenados na plataforma de ensino virtual do Senado, o Saberes.   Os treinamentos são sem tutoria e  podem ser feitos por qualquer cidadão. São quase 30 cursos abertos o ano inteiro: contratações públicas, ouvidoria, gestão estratégica, excelência no atendimento e outros.

Ações exclusivas para servidores do Senado

Instituto Legislativo Brasileiro integra a rede de escolas de governo e oferece para os servidores da Casa e de órgãos conveniados cursos de pós-graduação, chancelados pelo MEC, e de extensão. Também promove o fomento a estudos e pesquisas sobre temas do Legislativo, dá treinamentos presenciais, semipresenciais e a distância com tutoria e coordena programas de capacitação interna. Essas ações são conduzidas pelas áreas de Educação Superior e de Treinamento da Escola.


Quer saber mais sobre o Interlegis? Clique em história.

 

Sede do Programa INTERLEGIS - Senado Federal - Brasília