Vereadores de Piraí discutem oficinas Interlegis na câmara em 2019

A primeira solicitação é para a revisão dos marcos jurídicos

Na manhã desta quarta-feira, 24, os vereadores da Câmara Municipal de Piraí (RJ), Alex Joaquim da Silva, 1º vice-presidente, e Darlei Gomes de Moraes, 2º secretário, estiveram no ILB para tratar das ações que a casa legislativa e o Instituto Legislativo Brasileiro podem organizar para 2019. Inicialmente, a câmara pretende solicitar uma oficina de revisão de marcos jurídicos.

A câmara de Piraí já tem um histórico de proximidade com o ILB por meio do Interlegis. Ela utiliza diversos produtos tecnológicos do Programa tais como Portal Modelo, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo e e-mail legislativo. Desenvolveu, inclusive, uma versão do SAPL para ser utilizada nas sessões mirins da casa, chamado SAPLinho.

Vereador com experiência no mandato, Darlei foi quem falou sobre o Interlegis para Alex Silva, que está em seu primeiro ano como vereador. “Já fizemos muita coisa aqui em Piraí com a ajuda do Interlegis, por isso, trouxe meu colega para saber como mais podemos estreitar essa parceria”, afirmou Darlei.

Os vereadores foram recebidos pelos servidores do ILB, Janary Nunes e JB de Góis Jr, que sugeriram algumas ações que a casa pode receber para o próximo ano, já que em 2018 não há mais espaço na agenda do Interlegis para atender novos pedidos. Algumas opções no rol de produtos e serviços Interlegis são oficinas de Cerimonial, de Compras e Licitações, de Orçamento, a Câmara Verde, entre outras.

Alex Silva ficou especialmente interessado na oficina de revisão de regimento interno e lei orgânica municipal. “Queremos mudar algumas coisas no estatuto e este treinamento irá nos ajudar”, disse.

Darlei acredita que novas ações promovidas pelo ILB na Câmara possam atrair muitas outras casas legislativas. O município fica na região sul-fluminense do Estado e congrega dezenas de outras cidades.

“Somos uma casa organizada e que tem bons recursos para fazer um bom trabalho. Acreditamos que essa parceria irá atrair e aproximar outras câmaras”, enfatizou Darlei.