Vereadores de Erechim gravam vídeos em agradecimento ao Interlegis

Eles participaram de Oficina para revisão de Marcos Jurídicos

Vereadores da cidade de Erechim encontraram uma maneira diferente de demonstrar seu agradecimento ao Senado Federal e ao Programa Interlegis pela realização de uma ação de capacitação em sua cidade: gravaram vídeos que foram enviados ao instrutor da Oficina de revisão de Marcos Jurídicos, Luis Fernando Pires Machado, comentando o êxito do treinamento.

Ilgue Antonio Rosseto foi um deles. Ele disse que considerou o curso muito importante, no momento em que a Câmara de Erechim estava remodelando a Lei Orgânica do Município e o seu Regimento Interno – os chamados Marcos Jurídicos. “As nossas leis precisam ser práticas e objetivas para proporcionar mais segurança ao nosso cidadão” – afirmou.

Também Flávio de Barcellos fez questão de deixar seu depoimento, inclusive destacando o fato de ser vereador de primeiro mandato o que, para ele, tornou “a experiência ainda mais gratificante, pois adquiri conhecimento a respeito do papel do legislador, sobre a Lei Orgânica e o Regimento”. Então, prosseguiu, “me senti prestigiado, junto com colegas da Câmara, em ter um curso de tão alta qualificação aqui na nossa casa”. Barcellos também destacou “o reconhecimento ao projeto excepcional do Senado e o grande domínio o assunto do doutor Luis Fernando, que sanou todas as nossas dúvidas”.

A presidente da comissão encarregada da tarefa de revisar e atualizar os Marcos Jurídicos da Câmara de Erechim, Eni Maria Scandolara, disse que o fato de o Senado e o Interlegis instrumentalizarem as Câmaras com este tipo de capacitação é importante porque vai ao encontro das necessidades das casas legislativas. “O curso foi de grande proveito, o Dr. Luiz Fernando é muito preparado e nos alertou para questões sobre as quais tínhamos dúvidas”, acrescentou. A vereadora lembrou ainda a importância da intercessão da senadora Ana Amélia Lemos para que o evento se realizasse.

Outra vereadora, Sandra Picoli, foi na mesma direção. Ela também elogiou o preparo do servidor o Senado Luis Fernando Pires Machado e a qualidade do curso, sobretudo por ter sido feito numa linguagem de fácil compreensão. “Particularmente, agreguei muito ao meu conhecimento sobre legislação e sobre as mudanças que precisamos implantar aqui”. Para ela, a oficina ajuda que cada um possa contribuir para “tornar o futuro do país e da nossa política um pouco melhor, pois nós olhamos mais para a nossa população, prezando pelo bem comum”.

O evento aconteceu durante três dias em abril, reunindo Câmaras da região do Alto Uruguai e contou sempre com casa cheia. Servidor do Senado, Luis Fernando Pires Machado é especialista em Processo Legislativo e tem larga experiência no tema, já tendo ministrado oficinas semelhantes em vários Estados.

 Assista ao vídeo