União de câmaras do Vale do Itajaí pede oficinas Interlegis para segundo semestre

Presidente da Ucavi oficializou pedido na manhã desta quinta (26)

O presidente da União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi), vereador Adriano Coelho esteve na manhã desta quinta na sede do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB)  para entregar ofício solicitando a realização de oficinas Interlegis na região, localizada no centro de Santa Catarina, a partir do segundo semestre de 2018. O presidente estava acompanhado do também vereador Marlon Goede, secretário, Gerson Cabral e Gabriela Rezena e do servidor do gabinete do senador Dário Berger (PMDB-SC), Fabiano Amaral.

Vereadores em primeiro mandato, Adriano e Marlon foram orientados pelo senador Dário a virem ao ILB para conhecerem o Interlegis e as ações e produtos que o Programa desenvolve para as casas legislativas. O coordenador do ILB, órgão que executa o Interlegis, Francisco Biondo, recebeu a comitiva.

A Ucavi possui 257 vereadores associados de 28 municípios. Algumas cidades que fazem parte da região como Ituporanga e Rio do Sul têm grande potencial para sediar oficinas Interlegis. Por meio de ofício, a Ucavi solicitou a realização da oficina revisão de marcos jurídicos e acatou recomendação de Biondo de também solicitar as oficinas tecnológicas de Portal Modelo e de Sistema SAPL.

Os vereadores ficaram impressionados com o fato de o Interlegis ter desenvolvido dois produtos de extrema importância para uma casa legislativa como o Portal Modelo - que coloca no ar um site próprio para a câmara -, e o sistema SAPL - que torna o processo legislativo eletrônico ­-, e disponibilizá-los a custo zero para as câmaras conveniadas. Eles estimaram que o gasto mensal de uma casa legislativa na região para terceirizar a manutenção de um site seja algo em torno de 15 mil reais.

Satisfeito com a sinalização de que as oficinas irão realmente ocorrer a partir de julho, o vereador Adriano Coelho gravou vídeo convidando os vereadores e servidores dos municípios do Itajaí a se prepararem para a ocasião em que “o Interlegis vai chegar na região para levar mais qualificação para servidores e vereadores por meio das oficinas”.