Cordeiro recebe Oficina Interlegis Câmara Verde

Treinamento tem viés em sustentabilidade e responsabilidade ambiental

De 13 a 15 de junho, em Cordeiro, RJ, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) vai realizar a oficina Câmara Verde e o Encontro Interlegis. A oficina é uma novidade do Instituto, apresentada pela primeira na cidade do Rio de Janeiro, em abril, com grande aceitação. Já o Encontro, tradicionalmente reúne representantes dos poderes Legislativo, Executivo e até Judiciário locais e estaduais e, no município fluminense, recebe o apoio do senador Eduardo Lopes, aguardado para o evento.

A Oficina Câmara Verde, nos dias 13 e 14, terá por objetivo sensibilizar as casas para a importância da responsabilidade socioambiental na realização de atividades tais como compras, contratações e consumo.

A parte prática do treinamento permitirá que o grupo elabore um modelo de Plano de Logística Sustentável – PLS, documento que ajuda os gestores públicos a adequarem os atos administrativos a demandas socioambientais, ­ pautados, no entanto, na legislação vigente. Mário Hermes Stanziona Viggiano, arquiteto e chefe do Serviço de Planejamento e Apoio a Comunidade do ILB e Fábio Renato da Silva, da coordenação de Educação Superior, serão os instrutores. Até o momento são 45 inscritos.

No dia 15 ocorrerá o Encontro Interlegis. Francisco Etelvino Biondo, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB irá falar sobre a modernização do Legislativo e o papel no Interlegis no processo.

Mario Viggiano também fará palestra sobre o tema Sustentabilidade no Legislativo. A apresentação do servidor aponta para a necessidade de mudança de hábitos de consumo diante do esgotamento dos recursos naturais e os impactos do aquecimento global. Em sua fala o servidor defende o uso da energia renovável e da produção da própria energia.

Ainda no Encontro, Fábio Renato tratará da “Gestão de Mudança e Cultura Organizacional”. Em sua apresentação, Fábio vai propor uma discussão sobre novos modelos de governança que tenham como base transparência e a eficiência. Ele considera porém que é preciso ir além disso: “uma abordagem integradora faz-se necessária para redirecionar os esforços para construir uma organização bem sucedida em múltiplas dimensões: com imagem positiva junto aos públicos de interesse, com uso racional de recursos materiais, mais sustentável e com resultados sociais tangíveis”.

Tanto treinamento quanto o Encontro serão na Câmara Municipal. Inscrições podem ser feitas até o início da oficina aqui.