Servidores de várias Câmaras do sudeste paraense começam treinamento em SAPL

Oficina Interlegis é parceria com a Câmara de Marabá, sede dos eventos da semana

Durante toda a semana, a Câmara de Marabá foi palco de ações de modernização legislativa, levadas a efeito pelo Programa Interlegis, que é vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal. Depois de um Encontro, de caráter institucional, com discussão de temas de interesse do exercício parlamentar, começaram as Oficinas de caráter prático – primeiro, o treinamento para instalação e uso do Portal Modelo para internet e, desde esta quinta-feira, para que os servidores das Câmaras se familiarizem com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

O SAPL automatiza todo o processo legislativo realizado na casa, desde a propositura inicial de uma lei até a sanção. Elimina a necessidade de uso de papel e possibilita que consultas internas sejam respondidas instantaneamente. Tanto o SAPL quanto o Portal Modelo da câmara podem ser hospedados no datacenter do Interlegis em Brasília, o que garante a manutenção da informação de forma segura. Todas as ações, cursos e produtos Interlegis são gratuitos.

A própria Câmara relata que a atividade, que está sendo realizada em Marabá para 39 municípios da região, já está no seu terceiro dia de oficina no laboratório de informática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. E nela os servidores das câmaras da região estão vivendo momentos de trocas de conhecimentos, tirando dúvidas com os servidores do Senado que trazem informações sobre todas as inovações do Portal e do SAPL para o melhor funcionamento das Casas Legislativas.