Programe-se: Encontro de Tecnologia do Interlegis já tem data marcada

Será em novembro, mas seleção de trabalhos e palestras já começou

Já tem data marcada o encontro anual dos profissionais de Tecnologia da Informação do Legislativo de todo o país: o Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia (EnGITEC) vai acontecer de 19 a 23 de novembro, na sede do Programa em Brasília.

O tema desta décima edição será “Parlamentos do Futuro”, para debater aspectos das transformações da sociedade relacionadas às novas tecnologias e seus reflexos no Parlamento. Comunicação em tempo real, interação entre sociedade e parlamento, profusão de informações e de opiniões são características desses novos tempos. Mas deve-se discutir também como ouvir a sociedade e garantir que esta interação tenha resultado.

O papel da Tecnologia da Informação nesse contexto é o que cabe à comunidade GITEC abordar. Para isso, ela está sendo convidada a comparecer e participar de debates de alternativas e experiências.


Interessados em divulgar seus trabalhos e apresentar seus casos de uso, podem submeter suas palestras. Os trabalhos selecionados serão conhecidos no dia 14/09.

Haverá também dois dias dedicados aos minicursos: SAPL básico e avançado, Portal Modelo e E-democracia, que têm vagas limitadas.

Além disso, os organizadores do evento estão pedindo para que, quem puder, envie depoimentos curtos a fim de montar um vídeo sobre os 20 anos de atividade do Interlegis, comemorados no ano passado. A ideia é que as pessoas falem do impacto da adoção dos produtos Interlegis para a sua casa legislativa, sua própria vida profissional e a comunidade.

As informações sobre o 10º EnGITEC podem ser encontradas em https://engitec.interlegis.leg.br/ e estarão sendo atualizadas constantemente.


Sobre o encontro


O Encontro do GITEC ocorre anualmente em Brasília (DF), na sede do Interlegis, e tem por princípio materializar o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos realizados virtualmente, além de promover a atualização tecnológica dos participantes, por meio de debates, espaços abertos, palestras relâmpagos, minicursos e mesas redondas.

O GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia) é uma comunidade de prática voltada para o uso da tecnologia e do software livre no Legislativo com mais de 900 membros que trabalham de forma colaborativa, com o suporte do Programa Interlegis.