Programa Interlegis dá suporte para Câmaras de Mato Grosso do Sul atualizarem Marcos Jurídicos

Oficina, que será realizada na Assembleia Legislativa de Campo Grande, já conta com 80 inscritos

Cerca de 80 pessoas já estão inscritas para a Oficina de Marcos Jurídicos que o Programa Interlegis – vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal –, em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, promove a partir desta terça-feira em Campo Grande. São servidores de pelo menos 28 Câmaras Municipais de todo o Estado, interessadas em revisar e atualizar o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município.

Os chamados Marcos Jurídicos são documentos importantes que regem o funcionamento da Câmara e a organização do município. A grande maioria, de acordo com vários levantamentos feitos, inclusive pelo próprio Interlegis, está desatualizada e, muitas vezes, em desacordo com outras leis e até a Constituição Federal.

Esta consultoria é feita gratuitamente por servidores do Senado. Luís Fernando Pires Machado, um dos especialistas na matéria, da Coordenação de Planejamento e Relações Institucionais do ILB/Interlegis, será o monitor da Oficina em Campo Grande. A realização deste evento conta ainda com o apoio da senadora Simone Tebet (PMDB-MS).

Programação

Durante a Oficina, num total de 18 horas-aula, os participantes receberão informações de caráter geral sobre a importância do Regimento Interno e da Lei Orgânica Municipal, no primeiro dia e, depois, nos dias seguintes, separadamente sobre um tema e outro.

Com relação à LOM, serão abordados temas como organização do município, organização dos Poderes, administração pública e políticas públicas municipais. E, sobre o Regimento, questões relativas a: organização da Câmara, competências e funções do vereador, sessões plenárias e processo legislativo.

O treinamento acontecerá no auditório do Centro de Saúde da Assembleia Legislativa. Inscrições e outras informações podem ser obtidas em: http://www.interlegis.leg.br/institucional/eventos/oficina-interlegis-marcos-juridicos-em-campo-grande-ms