Presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini encerra Oficina Interlegis de SAPL

Aproveitamento foi considerado muito positivo
Presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini encerra Oficina Interlegis de SAPL

Foto de Éder Denadai

A Oficina Interlegis treinamento voltado para o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, realizada em parceria com a Câmara Municipal de Vila Velha (ES) foi encerrada hoje com um saldo considerado muito positivo pelos instrutores: das dez Câmaras participantes, quatro vão solicitar o convênio com o Programa Interlegis – vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal – para instalar a ferramenta e as outras seis vão começar a alimentar o sistema já na próxima semana. O presidente da Câmara, Ivan Carlini, e o vereador Heliosandro Mattos, fizeram questão de prestigiar a turma de servidores.

As informações são de Adalberto Oliveira, técnico do Programa que foi o instrutor desta Oficina, auxiliado por JB de Góis Júnior, responsável pela Oficina de Portal Modelo ministrada no início da semana. Participaram desta etapa 35 servidores de dez Câmaras do Espírito Santo.

O SAPL é uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa Interlegis, com ajuda da comunidade legislativa, que simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

Entre suas principais funções estão: elaboração de proposições; protocolo e tramitação das matérias legislativas; organização das sessões plenárias; manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações etc.

Participaram das Oficinas, além de Vila Velha, Linhares, São Mateus, Santa Leopoldina, Baixo Guandu, Aracruz, Santa Maria de Jetibá, Marechal Floriano, Guarapari e Rio Novo do Sul.