Presidente da Câmara de Aracruz (ES) quer elevar a Casa a “outro patamar” de modernidade

Ele participa das Oficinas tecnológicas do Interlegis, em Brasília

O presidente da Câmara Municipal de Aracruz, no Espírito Santo, vereador Alcântaro Filho, e o procurador Alécio Cordeiro, estão participando da Oficina Interlegis de SAPL, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, que acontece em Brasília.

Alcântaro Filho, em seu primeiro ano de mandato e já como presidente, acredita que tanto a oficina de SAPL quanto a de Portal Modelo podem colocar a Câmara em outro patamar em relação à modernidade e à transparência. A Casa gasta em torno de R$ 5 mil  por mês com um sistema de organização do processo legislativo e manutenção do site. Apesar disto, ela está mal colocada no ranking de transparência promovido pelo Tribunal de Contas do Estado. O presidente avisa que a meta é melhorar a colocação da Câmara posicionando-a entre as cinco mais bem pontuadas ainda este ano. "Vamos continuar trabalhando para, no ano seguinte, sermos a Câmara mais transparente do Estado", registra o presidente.O resultado da pesquisa de janeiro deste ano classificou a Casa em 39º lugar.  

Uma visita institucional de técnicos do ILB está sendo marcada a fim de repetir o treinamento de SAPL, desta vez reunindo câmaras próximas, e realizar a oficina de revisão de marcos jurídicos. Alcântaro frisou a importância de sua participação na oficina que está permitindo a ele conhecer melhor o Sistema que, além de ser totalmente gratuito, juntamente com o Portal Modelo, atende todos os requisitos impostos pelas Leis de Transparência e de Acesso à Informação.