Prefeitos e vereador de municípios de Minas Gerais visitam o ILB/Interlegis

Objetivo é atender demandas de capacitação e revisão de marcos jurídicos

O prefeito Eduardo Rabelo, de Francisco Dumont (MG), o vereador Geraldo Ferreira, de São João da Ponte (MG) e o prefeito de Claro dos Poções (MG), Norberto Marcelino, visitaram o Interlegis/ILB para se informar mais sobre as Oficinas de Lei Orgânica e Regimento Interno, a fim de atenderem a demandas dos seus municípios.

O prefeito Norberto relatou sobre problemas que têm surgido inclusive com cargos de determinados funcionários nas mudanças de mandatos. “A Lei Orgânica do município é muito arcaica”, disse. Assim, o vereador e os prefeitos se comprometeram a conversar com o presidente da Câmara de Montes Claros, que é a cidade-polo da região, para a realização das Oficinas, e a convocar outras Câmaras para a capacitação.

O servidor do Senado, Janary Nunes, aproveitou a oportunidade para mostrar outros produtos do programa, como o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Legislativo (SAPL).

Capacitação do Executivo

O ILB/Interlegis é um programa gratuito, com a missão de modernizar e integrar o Legislativo. Em novembro do ano de 2016, porém, o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Vicentino Alves (PR-TO), o diretor-executivo do Instituto, Helder Rebouças, e o presidente em exercício da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Gladimir Aroldi, assinaram um protocolo de intenções para que as capacitações sejam estendidas ao Executivo Municipal.