Oficinas Interlegis em Três Corações reúnem servidores de 16 Câmaras

Além do sul de Minas, participa um representante de Osasco (SP)

Teve início nesta segunda-feira, no Instituto Federal do Sul de Minas, o treinamento de servidores de Câmaras Municipais da região para o uso de ferramenta tecnológicas disponibilizadas gratuitamente pelo Programa Interlegis, do Senado Federal. O vereador Weber Eugênio de Souza, de Três Corações, que é a Câmara parceira na realização do evento, deu as boas-vindas aos participantes, juntamente com o diretor do Instituto, professor Francisco de Paula.

Cerca de 30 participantes de 16 diferentes Câmaras – incluindo a paulista Osasco – compareceram ao primeiro dia da Oficina, embora estejam sendo aguardados outros que se inscreveram. Além de Osasco e Três Corações, enviaram servidores: Natércia, Monsenhor Paulo, Três Pontas, Nepomuceno, Papagaios, Santana do Deserto, Delfinópolis, Santana da Vargem, Delfim Moreira, Santana do Riacho, Cristina, Coqueiral, Poços de Caldas e Campanha.

A primeira etapa é dedicada ao Portal Modelo, ferramenta que permite à Câmara ter o seu próprio portal na internet, com autonomia para selecionar e organizar as informações da maneira mais conveniente. Não requer conhecimento aprofundado de informática e, depois do treinamento, a Câmara já pode sair com seu portal em funcionamento, necessitando apenas que ele seja alimentado dos mais diversos tipos de informações. Este treinamento está a cargo do instrutor JB de Góis Jr.

O Portal Modelo atende, sobretudo se utilizado em conjunto com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) – que será visto na segunda etapa da Oficina – às exigências previstas nas Leis de Acesso à Informação e de Transparência.

Estas e outras ferramentas tecnológicas são desenvolvidas em software livre pelos técnicos e disponibilizadas gratuitamente pelo Programa Interlegis – que é vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) – para as casas legislativas de todo o país. Seu objetivo é facilitar o trabalho de parlamentares e assessores, tornando o dia a dia da Câmara mais eficiente e transparente.