Oficina do Novo SAPL reúne Câmaras de sete cidades em Corrente, no Piauí

Servidores também receberam capacitação para utilizar o Portal Modelo
Oficina do Novo SAPL reúne Câmaras de sete cidades em Corrente, no Piauí

Foto de Roberto Veloso

Vários servidores de casas legislativas da região sul do Piauí estão participando esta semana de treinamento para a implantação e uso de ferramentas tecnológicas disponibilizadas gratuitamente pelo Programa Interlegis. Nesta quarta-feira, 14/03, começou a Oficina do Novo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), em sua versão 3.1, que apresenta novas funcionalidades, como o painel eletrônico e os chamados textos articulados.

Participam servidores das Câmaras de Corrente – que sedia dos treinamentos -, Monte Alegre, Cristalândia do Piauí, Bom Jesus do Piauí, Sebastião Barros, Avelino Lopes e Gilbués, cuja prefeitura também enviou um representante para se capacitar.

Eles também tiveram a oportunidade de receber dos instrutores Adalberto Vieira e JB de Góis Júnior, no início da semana, informações sobre implantação e uso do Portal Modelo para internet – ainda que tivessem enfrentado dificuldades técnicas por causa de interrupção de energia. Mesmo assim, o treinamento foi concluído com êxito e contou até, no seu encerramento, com a presença do prefeito de Corrente, Gladson Ribeiro.

Quanto ao SAPL, que é um sistema que informatiza todo o processo legislativo, as novas funcionalidades que foram incorporadas são o Painel Eletrônico, que permite o acompanhamento das sessões plenárias, inclusive votações, e os Textos Articulados.  Por meio deles, é possível enxergar não somente o texto vigente de uma proposição, matéria legislativa ou norma jurídica, como todas as alterações propostas aos textos e revogações. A partir de tais vinculações, o sistema monta uma linha do tempo na norma original, possibilitando recuperar com precisão qual era o texto vigente em determinado momento.