Oficina de Portal Modelo mobiliza servidores de diversos municípios

Treinamento acontece no auditório do Programa Interlegis

Desde quarta-feira, 28/06, mais de trinta servidores de Câmaras de vários municípios estão fazendo a Oficina de Portal Modelo que termina nesta sexta-feira.  Acompanhados de vários técnicos do Programa Interlegis - tendo à frente Adalberto Oliveira e JB Góis Júnior - as aulas estão sendo ministradas para fins que vão desde aperfeiçoar o aprendizado da ferramenta até às Casas que ainda irão implantar os produtos Interlegis. Esta é a segunda etapa das Oficinas, que começaram na segunda-feira, com o treinamento voltado para o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

O técnico de informática da Câmara de Angra dos Reis (RJ), Bernardo de Oliveira, está em Brasília aprendendo a utilizar “a partir do zero” o Portal e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Eles têm o prazo de até semana que vem para migrar do portal privado atualmente em uso e implantar os produtos do Programa. “Essa ferramenta é uma das melhores e sem custo nenhum”, destacou. “O público terá acesso mais simples, fácil e intuitivo”.

Assim como a Câmara de Angra dos Reis, a Câmara Municipal de Leopoldina (MG) não utilizava os produtos. Segundo o controlador-geral da casa, Genovan Costa Coelho, ainda esse mês irão instalar o Portal. “Em virtude da crise econômica, acredito que mais nos interessou em vir foi acabar com o site privado e migrar para o Interlegis, que é de graça e têm muito mais função que um site, como por exemplo, o atual de Leopoldina”, disse.

A servidora da Câmara de Piraí, Adriana Chaves, veio com duas pessoas do Rio de Janeiro para as Oficinas. A casa já tem convênio com o Interlegis e, segundo ela, “devido ao custo zero, as aulas são importantes para o aprofundar o conhecimento”. Ela disse ainda que “como estamos sempre com um grupo novo de servidores, procuramos aprimorar e capacitar cada vez mais eles”, afirmou.

"Nós já utilizamos o SAPL desde o ano passado, só que não tínhamos feito um curso, pra acessar toda a funcionalidade do sistema, e agora tivemos essa oportunidade, com a nova gestão, de poder participar desse curso e está bem proveitoso" – disse Leandro Costa Medeiros, de Parauapebas, no Pará.