Oficina de Cerimonial em Teresina tem a participação de vereadores e servidores de quatorze câmaras

Temas do treinamento atraem parlamentares em busca de orientações sobre imagem e conduta

O curso de Cerimonial realizado pelo Interlegis em Teresina entre os dias 6 e 8 de junho, atraiu a participação de vereadores e servidores quatorze câmaras municipais. Francisco Etelvino Biondo,  especialista no tema e coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB, conduziu o treinamento.

Seis vereadores de José de Freitas, dois de Monsenhor Gil e dois de Teresina marcaram presença no evento. Servidores de nove outras câmaras também participaram do evento. Foram as casas legislativas de Corrente, Lagoinha do Piauí, São Miguel do Tapuio, Castelo do Piauí, União, Brasileira, Lagoa do Piauí, Piripiri, São Raimundo Nonato, José de Freitas e Nazária. A Associação Piauiense de Municípios também enviou representantes para assistir ao treinamento.

O curso, que aconteceu na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, no Centro Administrativo, apresentou uma visão de cerimonial mais moderna, sintonizada com as tendências e as necessidades atuais, em que a mídia tem forte impacto na maneira como se dá o cerimonial. O instrutor também falou a respeito da legislação que permeia o assunto.

O treinamento tem sido um dos mais solicitados por casas legislativas de todo o país. O que se explica pelo interesse de se desmistificar o cerimonial como algo restrito e entendê-lo como um instrumento de comunicação da organização para construir a sua imagem pública. Daí também o grande interesse que ele desperta inclusive em parlamentares.