Na Câmara Municipal de Franca, servidores recebem treinamento para o uso de ferramentas tecnológicas

Técnicos do Interlegis foram convidados a expor sobre o Programa na sessão plenária
Na Câmara Municipal de Franca, servidores recebem treinamento para o uso de ferramentas tecnológicas

Fotos:JB de Góis Jr e Dirceu Garcia/Franca

Servidores de cidades paulistas – e até da mineira Itaú de Minas – estão participando, na Câmara Municipal de Franca, das Oficinas Interlegis para a instalação e uso do Portal Modelo e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramentas tecnológicas que ajudam na eficiência e transparência dos trabalhos das casas legislativas.

Os técnicos do Programa Interlegis, que estão na cidade para ministrar os cursos, foram convidados também para falar, na sessão plenária da Câmara, sobre o Programa Interlegis – que é vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal –, os produtos que oferece e as oficinas de capacitação que promove em todo o país. Os servidores José Bonifácio de Góis Júnior, o JB e Adalberto Oliveira e discorreram, da tribuna, a respeito do trabalho que o Interlegis vem fazendo há mais de 20 anos em favor da modernização do Legislativo, por meio de ferramentas tecnológicas e serviços que são disponibilizados gratuitamente para as casas legislativas.

Já na segunda-feira à tarde, após as palestras do Encontro Interlegis, teve início a etapa da Oficina sobre o Portal Modelo para internet, da qual participaram servidores de cinco Câmaras. Como todos os produtos Interlegis, o Portal Modelo é gratuito, além de ser de fácil instalação e utilização. No treinamento, os alunos conhecem casos de sucesso, aprendem a criar notícias e inserir vários itens e integrar o Portal com o SAPL.

Esta é a segunda parte da Oficina, que teve início na tarde desta quarta-feira, 28. Para facilitar a rotina das casas, o Programa Interlegis desenvolveu e mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, também sem custos financeiros para a Câmara. Na versão 3.1, o novo SAPL vem com Painel Eletrônico e Compilação de textos. Este treinamento segue até sexta-feira.