Ji-Paraná abre Oficinas Interlegis com auditórios cheios

Nesta segunda-feira, tiveram início as de Marcos Jurídicos e Portal Modelo

Dois auditórios da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (RO) estão lotados com os participantes das Oficinas de treinamento promovidas pelo Programa Interlegis, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia de Rondônia. São mais de cinquenta pessoas frequentando as discussões sobre revisão e atualização dos Marcos Jurídicos – Regimento Interno e Lei Orgânica Municipal – e quantidade semelhante aprendendo a instalar e usar o Portal Modelo para internet.

Na Oficina desenvolvida para as Câmaras que necessitam atualizar seu Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município, ministrada por Luís Fernando Pires Machado, participam não apenas servidores, mas também mais de vinte vereadores, inclusive presidentes de suas Casas. Eles estão representando Câmaras de 18 cidades. Esta consultoria vai se estender até o dia 18.

Já o treinamento para a instalação e uso do Portal Modelo (que é o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet), a cargo do técnico do Interlegis JB de Góis Júnior, é direcionado sobretudo aos servidores das Câmaras. Esta oficina dura dois dias, quando então os servidores terão a oportunidade de se familiarizarem com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), em oficina a cargo de Josiel Pinto Magrini, também do Programa Interlegis.

As duas ferramentas são de fácil utilização e deixam as casas legislativas em conformidade com as exigências das Leis de Acesso à Informação e de Transparência, além de trazerem mais praticidade e eficiência aos trabalhos legislativos.