Interlegis leva Portal Modelo e SAPL às casas legislativas de norte a Sul do País

Do Oiapoque ao Rio Grande, servidores foram treinados para usar ferramentas de modernização e transparência

2016 foi um ano de muitas realizações do Programa Interlegis. Foram promovidas, em vários municípios, oficinas dos seus principais produtos tecnológicos: o Portal Modelo, para que as casas legislativas desenvolvam seu próprio site, e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta que permite a informatização dos processos internos das Câmaras. Ambas possibilitam às casas mostrarem mais transparência à população – e sem custos – colocando-as em conformidade com as leis de Acesso à Informação e de Transparência.

O primeiro curso do ano foi realizado na sede do Interlegis para servidores da Câmara Municipal de Goiânia, em março. Eles vieram a Brasília para assistir a dois dias de aulas ministradas pelos servidores da Coordenação de Planejamento e Fomento (COPLAF), Adalberto Oliveira e Rodrigo Luz. Segundo o programador da Câmara, Luiz Tomazeti, a casa tinha um portal antigo, com tecnologia ultrapassada. “O Interlegis veio trazer para nós essa facilidade para o avanço na tecnologia do site”, disse.

Para alcançar mais gente, cidades-polo

No mesmo mês, 29 técnicos e assessores de 16 câmaras municipais de Mato Grosso participaram dos treinamentos em Sinop (MT). Segundo o instrutor do Interlegis, Adalberto Oliveira, o curso capacita os servidores públicos e beneficia a população que passa a ter uma forma de ver como a Câmara Municipal e os vereadores trabalham. Em Sinop aconteceu também uma das edições dos Encontros Interlegis, com diversas palestras.

No final de março, foi a vez da Câmara Municipal de Ibitiara (BA) receber a Oficina do Interlegis. A opção do Programa Interlegis, como forma de reduzir custos e otimizar resultados é sempre eleger cidades-polo, para que várias casas sejam convidadas a participar dos treinamentos junto à câmara anfitriã. E assim aconteceu em todos estes casos.

Em maio, dois Estados receberam os treinamentos do Portal Modelo e do SAPL. De 9 a 13, o Acre foi o anfitrião das Oficinas para servidores de oito Câmaras na Assembleia Legislativa do Estado. Nos dias 23 a 25, foram realizados em Campo Grande (MS), os mesmos cursos para mais de 20 câmaras do Estado e duas Assembleias Legislativas: de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina.

Outra cidade a receber o treinamento foi Barra do Garças (MT) em junho. O curso foi ministrado para mais de 30 pessoas de 16 casas. Já em agosto, dez câmaras paranaenses participaram da Oficina de SAPL.

Do Oiapoque ao RS

Também em agosto, dois instrutores do Programa, Luís Fernando Machado, coordenador da COPLAF, e Adalberto Oliveira, enfrentaram muito chão para atender ao insistente pedido do pessoal da Câmara do Oiapoque, considerado o ponto mais ao norte do Brasil, no Amapá. Lá estiveram para treinar vereadores, servidores e até interessados de fora do Legislativo no uso das ferramentas de modernização. O resultado foi tão positivo que recebeu elogios do Ministério Público e os servidores do Interlegis, hoje, são cidadãos honorários de Oiapoque.

Do Amapá, para o outro extremo: o último Estado a receber os treinamentos Interlegis foi o Rio Grande do Sul, nos dias 19 e 20 de dezembro. Graças ao presidente da casa, Jaziel Pereira, que esteve em Brasília para solicitar a Oficina, servidores e estagiários da Câmara de Bom Jesus tiveram, além dos cursos dos produtos já citados, os de webjornalismo, cerimonial, Processo Legislativo, Revisão de Marcos Jurídicos, entre outros.

Teve até sessão solene para apresentar o novo portal da Câmara para as autoridades e a comunidade. A satisfação dos vereadores era grande, não só pela economia de recursos que a opção pelo Portal Modelo representa, mas porque também acabaram as cobranças do Tribunal de Contas do Estado, já que a Câmara agora está em dia com todas as exigências da legislação.

Assim como em outros anos, em 2016 não foi diferente. O trabalho do Interlegis possibilitou mais uma vez que Câmaras e Assembleias fossem treinadas para utilizar os produtos do Portal Modelo e SAPL. Dessa forma, as Casas adquiriam ferramentas que  trazem mais transparência e informação à sociedade de forma gratuita.