Interlegis lança “Câmara Verde” na Assembleia do Rio

Capacitação tem foco na questão ambiental

 

O ILB realiza entre os dias 11 e 12 de abril, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a primeira edição de seu mais novo serviço para as casas legislativas: a Oficina Interlegis Câmara Verde. A oficina pretende sensibilizar gestores das casas legislativas para a importância da responsabilidade socioambiental na realização de atividades que impliquem em contratações, compras ou consumo.

 

Com 20 horas-aula de duração, a oficina permitirá a elaboração de um modelo de Plano de Logística Sustentável – PLS, documento que ajuda os gestores públicos a adequarem os atos administrativos a demandas socioambientais.

Dividido em eixos temáticos, como serviços de impressão, energia elétrica, água e esgoto, gestão de resíduos, construções e áreas verdes, o PLS traz um conjunto de ferramentas de planejamento que amparam práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.

Conforme explica o arquiteto Mario Viggiano, chefe do Serviço de Planejamento e Apoio a Comunidade do ILB/Interlegis/Senado Federal e coordenador do Projeto, o que se espera é que os participantes da Oficina saiam de lá capacitados para serem em suas casas legislativas, redatores ou chefes de equipe da elaboração de seus próprios planos.  Já são mais 70 inscritos entre servidores da Assembleia e de legislativos municipais do Rio e outros estados, de órgãos do executivo e judiciário locais e de instituições privadas.  

Mario Viggiano e Danielle Abud Pereira, bióloga lotada no Núcleo de Coordenação de Ações Ambientais do Senado Federal, serão os instrutores da Oficina.

 

Encontro Interlegis encerrara a semana de ações no Estado

No dia 13 de abril, um evento aberto ao público presidido pelo Deputado estadual André Ceciliano, encerrará a programação com um debate a partir das 9h, sobre a modernização e a sustentabilidade no Legislativo. O senador Eduardo Lopes é presença aguardada.