ILB estreitou parcerias que resultaram em maior visibilidade para o Interlegis

O Instituto participou de eventos em diversos estados para falar sobre o Programa e sobre os cursos a distância

A credibilidade do ILB Escola e a qualidade dos produtos desenvolvidos no âmbito do Programa Interlegis renderam muitos convites para que o Instituto se fizesse representar em eventos externos durante o ano. Cada uma dessas ações deu maior visibilidade ao ILB e serviram de palco para que diretores e coordenadores pudessem falar às mais diversas plateias.

No Ceará, em novembro, o diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças, participou do 10º TCE Debates com o tema “Finanças Públicas – Desafios presentes e futuros dos entes federativos”. Essa ação foi um desdobramento do convênio assinado entre o Instituto e o Tribunal de Contas do Ceará meses antes.

O ILB também fez palestra durante I Seminário Nacional de Sustentabilidade do Legislativo, organizado pelo Senado, TCU e CLDF em novembro, apresentada pelo servidor Mário Viggiano, chefe de serviço do Instituto Legislativo Brasileiro e idealizador da oficina Câmaras Verdes. Naquela ocasião também, Karin Kassmayer, servidora da Casa, destacou o trabalho que o Interlegis faz nas câmaras municipais ao ensiná-las a fazerem o seu próprio Plano de Logística Sustentável – PLS, durante essa oficina.

Em dezembro, Francisco Etelvino Biondo, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB foi a Natal para o Encontro Brasileiro de Cerimonialistas e fez palestra sobre diplomação e posse nos Poderes Executivo e Legislativo. O convite se deu pelo reconhecido domínio de Biondo no assunto, que também viaja o país com a oficina Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo.

Já no mês de novembro, durante o Seminário “Preservação e Memória Institucional”, organizado pela Câmara dos Deputados, o Interlegis foi assunto de destaque devido a pesquisa que realizou a pedido da Secretaria de Gestão de Informação Documental do Senado nas assembleias legislativas e câmaras municipais para traçar um panorama sobre a gestão da informação e da documentação nas casas legislativas. Como resultado, foi anunciada a criação de um canal próprio dentro do portal colaborativo do Interlegis, o COLAB, para discutir questões de interesse dos profissionais dessas casas. Outra novidade também anunciada foi a Oficina Interlegis de Gestão do Conhecimento, que será lançada este ano.

Mais uma vez o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) marcou presença na Conferência dos Legisladores e Legislativos Estaduais organizado pela Unale, mostrando as novidades tanto na área de educação quanto nas ferramentas tecnológicas disponibilizadas gratuitamente pelo Programa Interlegis. Essa foi a 22ª edição do evento, em abril. Os mais de 1500 participantes ouviram sobre os novos cursos EaD com tutoria – sobre controle interno e impacto legislativo e obtiveram mais informações sobre os sempre muito procurados cursos de EaD sem tutoria, que disponibilizam conteúdo de interesse do Legislativo. Valéria Ribeiro, coordenadora de Ensino Superior também fez a palestra “A qualificação continuada dos servidores do Legislativo: especialização e mestrado semipresenciais”. Na área de  tecnologia, o coordenador de Tecnologia da Informação do ILB,  Sesóstris Vieira fez a apresentação “Parlamento Digital – Transparência  participação cidadã” no qual falou  sobre o Guia do Parlamento Aberto  

Além dessas, o ILB esteve envolvido em ações em parceria com o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, a Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais  e escolas do Legislativo localizadas nos estados do Maranhão, Sergipe, Rondônia, Tocantins e São Paulo. Com o Superior Tribunal Federal, o ILB iniciou as conversas para assinatura de convênio em breve.