Gestão da Informação Documental é tema de videoconferência no Interlegis

O evento, transmitido pelo site, trouxe especialistas do Senado do Arquivo e da Biblioteca

O ILB emprestou a estrutura de videoconferência que atende as Assembleias Legislativas e câmaras de capitais por meio do Programa Interlegis para um encontro virtual que as reuniu com a Secretaria de Gestão de Informação Documental (SGIDOC) do Senado ontem, dia 16/8.

A videoconferência foi o pontapé inicial de ação de aproximação desse órgão do Senado com os setores responsáveis pelo arquivo e gestão documental nas casas legislativas. De acordo com a evolução desse relacionamento, o ILB pretende criar um grupo de discussões dentro do COLAB, a comunidade virtual do Interlegis que discute diversos temas de interesse do universo legislativo.  

A SGIDOC conduziu uma conversa de quase duas horas, fazendo uma explanação sobre os setores que compõe a Secretaria e suas atribuições. Na segunda parte do encontro, servidores legislativos das casas participantes interagiram com os servidores.

A diretora da SGIDOC, Dinamar Rocha ressaltou que a iniciativa teve por objetivo promover uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos que beneficiasse a todos.

Desde 2013, toda a tramitação de documentos do Senado é realizada pelo sistema eletrônico SIGAD. O sistema informatiza a gestão arquivística , otimizando processos e garantindo a preservação dos documentos.

Durante a explanação, foram citados os manuais de Consultoria Arquivística e o Manual da Transparência desenvolvidos a fim dar o tratamento adequado à guarda e exposição de documentos conforme determina a Lei de Acesso à Informação. 

A SGIDOC também trouxe para a videoconferência o coordenador-geral da Secretaria, Wênis Batista e a as responsáveis pelo Arquivo e pela Biblioteca do Senado, Carla Jesus e Mônica Rizzo.