Franca recebe Oficina Interlegis de Cerimonial no Legislativo

Cerca de 60 pessoas já estão inscritas

De 7 a 9 de novembro, a Câmara Municipal de Franca – cidade na região nordeste de São Paulo e uma das maiores do Estado – vai sediar a Oficina Interlegis sobre Comportamento e Imagem Pública, que analisa diversos aspectos do Cerimonial no Ambiente Legislativo. Estão sendo aguardados servidores de pelo menos dez Câmaras paulistas.

De acordo com o instrutor da Oficina, o cerimonialista Francisco Biondo, é preciso entender o tema como um instrumento de comunicação da organização para construir a sua imagem pública. Não por acaso, um dos itens da programação é a análise comportamental de parlamentares e servidores, a partir de imagens de cerimônias e eventos no Legislativo brasileiro.

Biondo é Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, que executa o Programa Interlegis, cujas ações são voltadas para a modernização, eficiência e transparência do Poder Legislativo. Ele é também Relações Públicas e tem no seu currículo a organização do cerimonial de posses presidenciais.

Os participantes da oficina têm na programação estudo sobre protocolo e etiqueta; a importância do Cerimonial nas organizações modernas; sua evolução histórica; função comunitária do protocolo; fundamentos da etiqueta e do protocolo (alimentação, vestuário e coreografia); o cerimonial público; precedência no Brasil e no Legislativo; organização de eventos.

Além de questões de comportamento, postura, convenções sociais como um todo, Biondo também detalha durante o treinamento as regras de precedência e o uso e emprego dos símbolos nacionais.