Foz do Iguaçu e Joinville terão Oficinas Interlegis na próxima semana

Procura grande levou ao encerramento das inscrições

As Câmaras Municipais de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, vão sediar Oficinas Interlegis de 6 a 10 de novembro. Em ambos os casos, a procura pelos treinamentos foi tão grande que as inscrições tiveram que ser encerradas a fim de garantir o bom aproveitamento dos alunos.

O formato, geralmente, é o de vinte vagas por Oficina e houve, somados os dois casos, quase 80 inscritos, de cerca de vinte Câmaras diferentes.  As Oficinas são treinamentos práticos, voltadas sobretudo aos servidores de Câmaras, a fim de prepará-los para o uso de ferramentas tecnológicas que foram desenvolvidas por técnicos do Programa Interlegis e são disponibilizadas gratuitamente para as casas legislativas. Serão dois dias dedicados ao Portal Modelo para internet e outros dois para o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

 

Sobre as Oficinas e o Interlegis

 

O Portal Modelo é a ferramenta pela qual a Câmara pode ter o seu próprio site na internet, com o domínio .leg.br, sem custos e com autonomia para gerenciar seu conteúdo. Ele vem pronto, é fácil de usar e não há a necessidade de contratar serviços especializados. Pode ainda ser hospedado no datacenter do Programa Interlegis.

Já o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), informatiza o processo interno das casas, facilitando sua rotina. Entre suas principais funções estão: elaboração de proposições; protocolo e tramitação das matérias legislativas; organização das sessões plenárias; manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações. Ele colabora com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

Executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, o Programa Interlegis tem como objetivo o fortalecimento do Poder Legislativo, por meio do estímulo à modernização, integração e cooperação das casas legislativas nas esferas federal, estadual e municipal. Para isso, disponibiliza, sem custos, produtos e serviços como cursos a distância, treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas.

Mais detalhes sobre os produtos, os cursos, a programação dos eventos e o Programa Interlegis podem ser conhecidos em www.interlegis.leg.br