Encontros Interlegis em nove estados atraíram mais de duas mil pessoas

por Virgínia Barbosa Leite publicado 12/01/2018 10h05, última modificação 12/01/2018 10h05
Senadores prestigiaram os eventos, assistidos, também, por chefes do executivo municipal

Em 2017, houve 16 Encontros Interlegis em nove estados brasileiros: Bahia, Tocantins, Rio de Janeiro, Pará, Amapá, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Todos contaram com o apoio de senadores que solicitaram a ação do Interlegis em seus estados e, muitas vezes, compareceram aos eventos em auditórios lotados de câmaras, assembleias e universidades.

Aproximadamente 2100 pessoas assistiram. Além das casas anfitriãs, centenas de outras atenderam ao chamado de ir e ouvir especialistas nos mais diversos assuntos apresentarem palestras de interesse para os legislativos locais. Orçamento impositivo, desafios do Legislativo, reforma política, segurança pública, opinião pública e ações comunitárias permearam alguns eventos.

De dentro do Senado, consultores e técnicos emprestaram seu conhecimento e experiência para a plateia. De fora, professores universitários, membros do Ministério Público e do Tribunal de Contas estaduais, auditores federais, entre outros, analisaram e discutiram temas delicados.

O público heterogêneo deu um indício da relevância desses momentos, todos disputados. Deputados estaduais, vereadores, prefeitos, diretores de órgãos do executivo e servidores municipais. Em Santarém (PA), o Encontro Interlegis com 150 pessoas registrou a presença de mais de 40 vereadores, muitos, presidentes de câmaras.

As ações promovidas pelo Interlegis mostram sua importância para a melhoria dos trabalhos das casas legislativas pela boca dos próprios senadores. Vicentinho Alves afirmou que o Interlegis melhora a transparência das atividades legislativas. Randolfe Rodrigues disse que impacta diretamente na Democracia. 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.