Encontro Interlegis de Tecnologia terá muito debate sobre inovação

Novas soluções e abordagens estão nos temas das palestras

Design Thinking, Design Sprint, Scrum, Business Coaching – são termos com os quais as pessoas começam a se familiarizar. E quem participar do 10º Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia, de 19 a 23 de novembro, em Brasília, vai ter a oportunidade de assistir a palestras de craques nestes temas.

Mestre em Educação, servidor de carreira da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) onde ocupa o cargo de gerente técnico na Superintendência de Gestão de Pessoas, Rodrigo Narcizo é um deles. Liderou a equipe responsável pela implantação do laboratório de inovação da Agência e facilitou cerca de 30 oficinas de design thinking e design sprint com mais de 400 participantes no total.

O tema da sua palestra, uma das previstas na grade de programação do EnGITEC, é “Design Thinking para a construção participativa de políticas públicas”. Segundo ele, a abordagem do design thinking tem sido cada vez mais utilizada, tanto no setor privado quanto no setor público, para a criação de novos produtos e serviços, mas também pode ser utilizada para a construção de políticas públicas, incluindo a construção de atos normativos e legais. 

Isto porque, afirma Narcizo, o design thinking tem como foco o ser humano, a colaboração e experimentação e permite uma participação mais efetiva dos atores interessados em determinada questão, desde a análise do problema até a construção de soluções.  Como exemplo de uso real do design thinking será apresentada a construção de uma política pública para o Ministério dos Transportes.

Outra escalada para falar no Encontro é Fernanda Machado, Master Coach, especializada em Business Coaching. Ela é mentora empresarial e conselheira consultiva, atuando na parte estratégica em empresas de diferentes ramos, como supermercados, restaurantes, escritórios de advocacia e soluções sustentáveis. É sócia-fundadora da “Empresário de Férias”.

Sua palestra tem como tema: SCRUM - A arte de produzir o dobro do resultado na metade do tempo. Em suas palavras, “alta produtividade é o que toda grande equipe quer ter em um cenário cada vez competitivo como é o que vivemos hoje. Para isso, as maiores corporações no mundo hoje trabalham com o SCRUM, dentre elas a Google, Yahoo, Rede Globo, Locaweb e até mesmo o FBI”. 

Segundo ela, será possível, durante o EnGITEC, aprender os princípios essenciais do SCRUM e os principais pilares para aplicar nas equipes de trabalho para conseguir produzir o dobro do resultado na metade do tempo.