Encontro de Tecnologia já tem palestras e cursos definidos

9º EnGITEC será nos dias 16 e 17/11 na sede do Interlegis em Brasília

Ainda falta mais de um mês, mas muita gente já se inscreveu para participar como plateia ou palestrante da nona edição do Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia, que vai acontecer nos dias 16 e 17 de novembro, na sede do Programa em Brasília, com o tema Transparência e Acesso à Informação.

A grade de programação ainda não está completamente fechada, mas já há palestras e cursos definidos. Entre elas, as de temas tradicionais do Interlegis – como marcos jurídicos, modernização legislativa e nova versão do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) – e outros como e-democracia: plataforma aberta para participação popular, migração dos portais do Ministério da Agricultura, casos de sucesso do SAPL e do uso da Lei de Acesso à Informação na Câmara de Agudo, entre outros.

Também já estão agendados dois minicursos, um de SAPL 3.1, na quinta-feira, e outro de Portal Modelo: reformulando a área de transparência e aprendendo a incluir formulários, na sexta-feira. A lista completa do que está programado, dos nomes e currículos dos palestrantes pode ser acessado na página do Encontro: https://colab.interlegis.leg.br/wiki/IXEncontroGitec

 

O Encontro e o Grupo

 

De acordo com os organizadores do Encontro, “almejar que o Parlamento seja aberto e colaborativo é oferecer condições para a transparência interativa e propositiva entre ações parlamentares, gestão de recursos do Legislativo e cidadãos”. O que inclui desde gestão tecnológica das casas legislativas até procedimentos colaborativos entre elas, com troca de informação, transferência de tecnologia e transparência – fazendo que, com isso, ganhe o cidadão.

O Grupo Interlegis de Tecnologia é uma comunidade de prática voltada para o uso da tecnologia e do software livre no Legislativo com mais de 900 membros que trabalham de forma colaborativa. Ele tem o suporte do Programa Interlegis. O Encontro é um evento anual, que ocorre em Brasília, na sede do ILB/Interlegis e que tem como objetivo “materializar o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos que são realizados virtualmente, além de promover a atualização dos participantes por meio de palestras, minicursos e mesas redondas”.