Em Joinville, servidores de várias cidades participaram de Oficina Interlegis de cerimonial

Treinamento termina nesta quarta-feira

Cerca de cinquenta servidores de Câmaras Municipais estão participando da Oficina Interlegis sobre Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo, realizada na Câmara de Vereadores de Joinville (SC). Os técnicos representam os Legislativos das cidades de Penha, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e até da Prefeitura de Araquari, além da Câmara anfitriã.

Os temas abordados nos três dias de treinamento – a cargo de Francisco Biondo, Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual o Programa Interlegis é vinculado – não interessam apenas a cerimonialistas e Relações Públicas. Como explica Biondo, ele próprio um deles, com larga experiência no setor, “o curso é mais amplo, porque a gente trabalha com a imagem pública e da comunicação institucional”.

Ele apresenta a visão moderna do cerimonial, a sua tendência atual e a importância dele nas organizações modernas. Discorre sobre como a mídia influencia e cria impacto no cerimonial e sobre apresentação pessoal; conduta e atitudes e como bem atender o público. Por fim, também explica sobre a legislação referente a cerimonial público e ordem geral de precedência no Brasil e no Legislativo e sobre os Símbolos Nacionais.

O treinamento tem sido um dos mais solicitados por casas legislativas de todo o país. O que se explica pelo interesse de se desmistificar o cerimonial como algo restrito e entendê-lo como um instrumento de comunicação da organização para construir a sua imagem pública. Daí também o grande interesse que ele desperta também em parlamentares.