Diretor do ILB discute finanças públicas no 10º TCE Debates, no Ceará

Em junho, ILB e TCE do Ceará firmaram assinaram termo de cooperação para estreitar parceria

O diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças, participou, como debatedor, do 10º TCE Debates, realizado na última quarta, no Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

Essa edição do evento teve como tema “Finanças Públicas – Desafios presentes e futuros dos entes federativos” e fez parte de uma série de ações a serem desenvolvidas em conjunto pelo Senado Federal, por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), e o TCE Ceará, a partir do Termo de Cooperação assinado pelos presidentes das duas casas, Eunício Oliveira e Edilberto Pontes, em junho.

Pontes, que idealizou o debate, frisou a importância da participação de gestores e da sociedade na discussão de temas urgentes da Administração Pública e ressaltou a participação de nomes de renome que já passaram pelo TCE Debate, como o economista Raul Veloso, o ministro do TCU Benjamin Zymler e o ministro do STF Luís Roberto Barroso.

O economista Felipe Salto, diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), foi convidado especial do 10º TCE Debate e deu o tom da discussão ao apresentar uma análise de conjuntura, baseado no material produzido pelo IFI, dos cenários para economia brasileira e suas variáveis relevantes: previdência, despesas orçamentárias e dívida pública. 

O TCE Debate contou com a presença do vice-presidente do TCE Ceará, Rholden Queiroz, do diretor presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo, do procurador-geral junto ao TCE, Júlio César Saraiva, da conselheira Soraia Victor, dos conselheiros substitutos Davi Barreto e Paulo César de Sousa, do procurador de contas, José Aécio Vasconcelos. Também participaram o deputado federal eleito, Mauro Filho, o presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, o consultor do Banco Mundial, Jaime de Jesus Filho, e o Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Ceará,  Roberto Vieira Medeiros.

Senado e TCE Ceará
Durante a abertura do evento, Helder e Pontes assinaram um termo de cooperação técnico-científica entre o TCE Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), e o Senado Federal, através do ILB, que prevê, entre outras ações, a cessão do uso do Sistema de Gestão Educacional (Siged) para o Senado para otimizar as atividades do ILB.