Diretor do ILB diz que municípios devem promover o desenvolvimento de políticas públicas

Helder Rebouças fala em evento para vereadores em Brasília

O diretor executivo do ILB, Antônio Helder Medeiros Rebouças falou na manhã desta quinta-feira (12/5) na XIX Marcha Brasileira em Defesa dos Municípios e XI Fórum de Vereadores, evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM, em Brasília.
Helder Rebouças fez uma explanação tratando do papel dos municípios no crescimento econômico e compartilhou suas experiências à frente do Instituto Legislativo Brasileiro, gestor do Programa Interlegis.
O diretor iniciou sua fala se referindo à pauta política que movimenta o cenário atual. Segundo ele, as questões que compõem esta pauta, como reforma política ou orçamentária serão, eventualmente, resolvidas, portanto, é necessário juntar esforços para um tema muito mais urgente e definitivo para o dia-a-dia dos municípios: o desenvolvimento de políticas públicas.
Helder afirmou que o futuro dos municípios brasileiros passa pela capacidade de articulação política e de bons projetos, focados nesse objetivo. Ao  sustentar que a credibilidade da população no Poder Legislativo exige uma mudança de rumo nas tomadas de decisão nos municípios, afirmou que “a imagem do Legislativo melhora na medida que a imagem das câmaras e assembleias melhora”.
O ILB tem valiosas contribuições a dar no caminho a ser trilhado pelas câmaras municipais e assembleias legislativas. Foi o que declarou o diretor, explicando que o Instituto, por meio do Programa Interlegis, tem forte atuação na capacitação de vereadores e servidores do Legislativo.  Uma dessas ações são as oficinas de revisão de marcos jurídicos,  que podem resolver pendências que impedem a solução de problemas persistentes nas casas.

Helder Rebouças foi ao evento acompanhado do coordenador de Formação e Atendimento da Comunidade do Legislativo, Francisco Biondo.