Comunicação Integrada é a nova Oficina Interlegis para as casas legislativas

Estreia vai ser em João Pessoa; projeto atende a demandas de servidores

A Câmara Municipal de João Pessoa será a primeira casa legislativa do país a receber o novo produto do Programa Interlegis: a Oficina de Comunicação Integrada. Durante dois dias, assessores e servidores de casas legislativas que atuam nas áreas de jornalismo, marketing, eventos, assessoria de imprensa, mídias sociais e cerimonial poderão ouvir e debater com profissionais do Senado Federal com larga experiência nesses setores. Esta ação - como outras que já ocorreram na Paraíba - conta com o apoio do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), 1º vice-presidente do Senado.

- Tínhamos percebido uma demanda neste sentido tanto em outros eventos que realizamos, como em grupos do Interlegis – disse Francisco Biondo, Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual o Programa Interlegis está vinculado.

Segundo Biondo, nem sempre as Câmaras têm profissionais habilitados para exercer cada função dessas; então, a Oficina vai se prestar tanto a oferecer o instrumental a estes servidores, quanto a reciclar os que já lidam com estes assuntos e que desejam discutir com quem está na linha de frente numa instituição como o Senado.

O treinamento pretende mostrar como as áreas devem e podem funcionar de maneira integrada para chegar com mais eficiência ao cidadão – o que nem sempre requer, por exemplo, ter uma TV própria, e pode ser atingido de várias maneiras. Também é importante que a comunicação de uma casa legislativa consiga passar para a população qual é o papel da Câmara e o que faz um vereador – ressalta Biondo.

O próprio Biondo é um dos palestrantes e vai abordar também aspectos legais da comunicação oficial e a ajuda que a utilização dos produtos Interlegis – como o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) – pode dar no atendimento a questões das Leis de Acesso à Informação e de Transparência. Além disso, ele vai falar sobre Cerimonial Legislativo.

Palestras

A Oficina prevê ainda outras palestras, como Organização de eventos, a cargo de Caio Siqueira, da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing do Senado. Ainda no primeiro dia, Luís Carlos Alencar Fonteles, jornalista, vai falar sobre assessoria de imprensa – área em que atua no Senado.

No segundo dia, Moisés de Oliveira Nazário vai abordar um dos temas que mais têm gerado demandas por parte das casas legislativas: as chamadas mídias sociais. Hoje é comum ver uma Câmara que não tem um portal na internet, mas mantém uma página no Facebook, por exemplo. Ele vai mostrar as diferenças de cada mídia e como melhor utilizá-las no Legislativo. Por fim, Paula Andrea Cochrane Feitosa, publicitária, vai falar sobre a experiência do Senado na área de Publicidade e Marketing.