Começam em Rio do Sul oficinas Interlegis

Ferramentas tecnológicas modernizam processo legislativo das casas e promovem a transparência das ações

Teve início hoje em Rio do Sul (SC) a oficina de Portal Modelo do Interlegis.  Trata-se de uma parceria entre o Instituto Legislativo Brasileiro, órgão de capacitação do Senado Federal que executa o Programa Interlegis e a União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi).

Na manhã desta segunda, o vereador Samuel Rocha, 2º secretário da Ucavi, abriu o evento falando da importância da parceria entre a associação e o Senado Federal para o aprimoramento dos trabalhos tanto dos vereadores quanto dos servidores legislativos municipais. Até o momento, representantes das Câmaras de Atalanta, Itapiranga, Lontras, Pouso Redondo e Rio do Campo participam da capacitação. 

O servidor do Senado, JB de Góis Jr, dá o treinamento.O Portal Modelo é a plataforma na qual é possível para qualquer câmara municipal colocar o seu site no ar, garantindo-lhe autonomia para a organização, a seleção das informações e a frequência na alimentação da página. 

 

A semana

As oficinas se estenderão até o dia 29/6. A partir do dia 28, os presentes serão treinamentos para uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, o SAPL 3.1. O SAPL automatiza o processo legislativo das câmaras municipais. Todos os produtos desenvolvidos pelos técnicos do ILB são oferecidos sem custos para as casas legislativas e geram milhares de reais em economia. Também ajudam as casas a ficarem quites com as exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência.