Com forte mobilização, Apodi (RN) recebe eventos Interlegis

Oficinas e Encontro acontecem de 7 a 11 de maio

O presidente da Câmara Municipal de Apodi, Genivan Varela, tem feito todos os esforços para que os eventos que serão realizados neste município da região oeste potiguar em parceria com o Programa Interlegis tenham grande êxito. Com outros vereadores, como Evangelista Filho, ele tem percorrido as Câmaras da região para levar o convite e garantir a presença de vereadores e servidores tanto nas Oficinas quanto no Encontro Interlegis.

Com a divulgação, espera-se a presença de muitas Câmaras das cidades vizinhas, que poderão participar de eventos voltados para a transparência e modernização do Legislativo, que o Programa Interlegis tem levado a todo o Brasil – somente no ano passado, cerca de 600 casas legislativas participaram de ações semelhantes, que envolveram cerca de seis mil servidores e parlamentares.

As Oficinas são treinamentos dedicados em especial aos servidores para o uso de ferramentas tecnológicas desenvolvidas e disponibilizadas gratuitamente pelo Programa Interlegis, que é vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal.

A primeira etapa é dedicada ao Portal Modelo para internet, nos dias 7 e 8. Já os dias 9 e 10 serão reservados para o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Os instrutores, JB de Góis Júnior e Luiz Carlos Santana, são técnicos do Senado, que vão se deslocar especialmente para a ocasião.

Já no dia 11, haverá o Encontro Interlegis, com três palestras: O ILB/Interlegis e a modernização do Legislativo, a cargo de Francisco Biondo, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do órgão; Gestão de recursos hídricos em tempos de escassez, pelo consultor do Senado Gustavo Aouar Cerqueira; e A capacitação para o Legislativo, pela assistente pedagógica do ILB Telma Vendurelli.

 

Sobre as ferramentas

 

 O Portal Modelo é a plataforma na qual é possível para qualquer câmara municipal colocar o seu site no ar. A organização e a seleção das informações são de autonomia da Câmara, bem como a alimentação da página. Ao Interlegis compete disponibilizar a ferramenta e realizar treinamento. O Portal Modelo é de fácil utilização e não requer grandes conhecimentos tecnológicos.

Já o SAPL é um sistema que automatiza todo o processo legislativo realizado na casa, desde a propositura inicial de uma lei até a sanção. Elimina a necessidade de uso de papel e possibilita que consultas internas sejam respondidas instantaneamente. Tanto o SAPL quanto o Portal Modelo da câmara podem ser hospedados no datacenter do Interlegis em Brasília, o que garante a manutenção da informação de forma segura. Como os demais produtos e serviços do Interlegis, são gratuitos.

O Painel Eletrônico é uma das novidades da nova versão do SAPL. Trata-se de uma ferramenta de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias que facilita os trabalhos da Mesa quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem.

Outra novidade são os textos articulados, uma funcionalidade criada para compilar proposições, matérias legislativas ou normas jurídicas que permite fazer vinculações entre os documentos e ver uma linha do tempo na norma original, com suas diferentes versões.

 Mais detalhes sobre os produtos, os cursos, a programação dos eventos e o Programa Interlegis podem ser conhecidos em www.interlegis.leg.br, bem como as inscrições para as Oficinas.