Com foco na modernização, Câmara de Palmas e Senado atuam no fortalecimento do Legislativo do Tocantins

por Letícia Almeida Borges publicado 26/06/2017 16h16, última modificação 26/06/2017 16h16
A necessidade de revisão da Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno foi destacada durante a abertura do evento

Matéria publicada no site da Câmara Municipal de Palmas, em 26/06

 

Para suprir o Poder Legislativo de mais de 40 cidades tocantinenses de ferramentas que possibilitem a modernização dos processos legislativo e administrativo, foi aberta na manhã desta segunda-feira, 26, a oficina “Interlegis- Marcos Jurídicos”, uma realização da Câmara de Palmas em parceria com o Senado Federal, por meio do Instituto Legislativo Brasileiro.

“O nosso objetivo é um legislativo cada vez mais forte, eficiente e ciente de seu papel perante a sociedade que representa. Essa parceria possibilita qualificar os servidores, técnicos e parlamentares. Os avanços chegaram, a nossa lei orgânica na acompanhou isso, mas a partir desse evento a lei orgânica de Palmas será uma das mais modernas do país”, destacou o presidente da Câmara de Palmas, José do Lago Folha Filho (PSD).

Folha ainda ressaltou os avanços que o legislativo palmense têm obtido em parceria com o Senado Federal, por meio do apoio da senadora Kátia Abreu. “A Câmara de Palmas economizou R$ 7 milhões, que era o valor cobrado por empresa da área para aquisição de software para modernização do processo legislativo e administrativo da Casa. A senadora nos auxiliou, e conseguimos firmar convênio com o Senado Federal e Ministério do Planejamento para modernizar e dar transparência à nossa Casa de Leis”, frisou.

A senadora Kátia Abreu (PMDB) destacou a satisfação em colaborar para a implantação do programa Interlegis na Capital. “Fiquei muito feliz quando o Folha veio até a mim buscar o apoio para implantar esse programa na Câmara de Palmas. O que estamos fazendo aqui hoje é o primeiro passo para o empoderamento das Câmaras, para a modernização e transparência”, afirmou.

A participação de mais de 40 cidades tocantinenses no evento foi destacada pelo coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Francisco Etelvino Biondo. “Essa revisão dos marcos jurídicos não servirá somente a Palmas, mas também às mais de 40 cidades do interior que estão aqui hoje. A Câmara de Palmas é nossa parceira, já utiliza os nosso produtos e hoje dá mais um grande passo rumo à modernização”, avaliou.

A oficina segue até a sexta-feira, 30, em período integral, das 8h às 18h, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins.

 Acompanhe atualizações no página da Câmara de Palmas no Facebook
 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.