No Rio, Câmaras recebem agora treinamento para instalar SAPL

Oficinas Interlegis têm o apoio do senador Eduardo Lopes

Teve início nesta segunda-feira, 11/09, uma série de atividades promovidas pelo Programa Interlegis direcionadas para a modernização das casas legislativas do Estado do Rio de Janeiro. Nos dois primeiros dias, servidores das Câmaras receberam treinamento para instalar o Portal Modelo para internet. A partir desta quarta, a Oficina é voltada para o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). E, por fim, na sexta-feira, haverá o Encontro Interlegis, com a palestras sobre temas de interesse do Legislativo. As ações contam com o apoio do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).

Nesta segunda etapa, ministrada pelo instrutor Luiz Carlos Santana de Freitas, estão presentes representantes de seis Câmaras, inclusive uma de fora do Rio, a de Joinville, Santa Catarina. As outras são: Rio de Janeiro, Cachoeiras de Macacu, Belford Roxo, Nilópolis, Nova Iguaçu e Miguel Pereira.

O Portal Modelo e o SAPL ajudam na eficiência e na transparência dos trabalhos legislativos das Câmaras. O Portal Modelo é o instrumento para gerenciar conteúdos da página da casa legislativa na internet. Não requer conhecimentos técnicos profundos e pode ser customizado.

Já o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) informatiza os processos internos. A utilização destas ferramentas faz com que as casas fiquem de acordo com as exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência. 

O Programa Interlegis é executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, e tem suas ações voltadas para a integração e modernização do Legislativo nas esferas municipal, estadual e federal. Mais informações sobre este e outros eventos podem ser consultadas em: www.interlegis.leg.br