Câmara de Miguel Pereira (RJ) quer se modernizar

Casa busca ajuda do ILB para implantar soluções tecnológicas

O presidente da Câmara Municipal de Miguel Pereira (RJ), Eduardo Corrêa e o Diretor da Câmara, Joel Soares Jorge vieram ao ILB retomar o convênio com o Programa Interlegis. Embora assinado já a algum tempo, a casa efetivamente não aplicou nenhuma das ferramentas disponibilizadas gratuitamente à câmaras e assembleias.

Agora, o presidente diz estar disposto a adotar tanto o Portal Modelo quanto o SAPL, além de sediar encontros e treinamentos que beneficiem câmaras municipais mais próximas. Recentemente, a câmara de Miguel Pereira foi notificada pelo Ministério Público quanto à  necessidade de ter um portal da transparência e descobriu que a Câmara de Paty do Alferes resolveu essa questão adotando o Portal Modelo, a ferramenta tecnológica desenvolvida no ILB que permite que as câmaras tenham o seu próprio site, em total sintonia com as  exigências previstas nas leis de Acesso à Informação e de Transparência.

Com a adoção do Portal Modelo a Câmara de Miguel Pereira não precisará gastar de seu orçamento os R$ 6 mil mensais cobrados por uma empresa privada local para construir e manter o portal no ar.

O servidor o ILB, Janary Nunes, que recebeu a dupla, apresentou o SoluçãoWeb, pacote de serviços que compreende portal da câmara na Internet, "Domínio .leg" para identificação do Poder Legislativo no endereço eletrônico, hospedagem de dados no datacenter do Programa, além da possibilidade de realização de treinamento para uso do Portal Modelo. Também falou a respeito do sistema SAPL, de apoio ao processo legislativo, que automatiza todo o processo. Ao explicarem que acompanham, por meio do site do Interlegis, que muitas casas legislativas buscam o ILB para resolver questões semelhantes, concluíram: “tudo o que vocês nos tem para nos oferecer, serve para nós. Temos interesse em tudo.”

Janary também falou sobre outras consultorias que podem ser úteis para as câmaras como a palestra sobre o Papel do Vereador. “Já que estamos iniciando uma nova legislatura, pode ser muito útil para os novos vereadores um entendimento melhor sobre a função que exercem”, explicou.